Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15160
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Conhecimento dos professores das séries iniciais sobre problemas de estruturas aditivas e multiplicativas
Autor : Castro Filho, José Aires de
Moura, Ingrid Louback de Castro
Palabras clave : Conhecimento dos professores;Estruturas aditivas e multiplicativas;Diagramas de Vergnaud
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : CASTRO FILHO, José Aires de; MOURA, Ingrid Louback de Castro. Conhecimento dos professores das séries iniciais sobre problemas de estruturas aditivas e multiplicativas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 43-51, 2003.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho investigou o conhecimento apresentado por professores em problemas de estruturas aditivas e multiplicativas. Foram submetidos a um teste vinte e sete professores das quatro primeiras séries do ensino fundamental da rede pública, composto de 14 questões de estruturas aditivas e 10 de estruturas multiplicativas. A média de acertos foi 20,3 (escore máximo 24). Embora a média tenha sido alta, os erros dos professores concentraram-se em três tipos de problemas: relação de medidas (estruturas aditivas), proporção e fração (estruturas multiplicativas). As dificuldades dos professores foram semelhantes às dificuldades apresentadas por alunos. Além disso, a grande maioria dos sujeitos apresentou problemas no desenho dos diagramas de Vergnaud, usados para representar problemas de estruturas aditivas. Os professores deixaram de desenhá-las, cometeram erros de representação e confundiram os diferentes tipos de diagramas, demonstrando um conhecimento superficial das estruturas aditivas. Esses dados são preocupantes se levarmos em consideração o fato de que o nível do teste era de 2° ciclo e que os sujeitos eram professores. O esperado seria que os professores acertassem todas as questões do teste, uma vez que deverão ajudar os alunos a superarem as dificuldades.
Abstract: The present work investigated teacher's knowledge concerning additive and multiplicative structures. A test, composed of 24 items was applied to twentyseven public primary school teachers. The average score was 20,3. Even though the teachers' score was high, errors were found mainly in three types of problems: comparison of measures, proportion and fractions. Teacher's difficulties were similar to those of elementary school students. In addition, the great majority of teachers showed difficulties in drawing Vergnaud's diagrams used to represent problems from additive structures. The teachers did not draw the diagrams, made representation errors and mixed up the different types of diagrams. The data raises concern about teecher's knowledge, considering that they were submitted to tests at most of fourth grade levei questions. It was expected that teachers would answer correctly ali the test items, since they are suposed to help students surpass these dificulties.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15160
ISSN : (0102-1117) Impresso
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_art_jacfilhoilcmoura.pdf8,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.