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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Jogo e linguagem: um exercício de construção de sentidos
Autor(es): Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da
Palavras-chave: Jogo;Linguagem;Significação;Interação e contexto
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da. Jogo e linguagem: um exercício de construção de sentidos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 48-56, 2002.
Resumo: Este trabalho pretende explorar as relações entre jogo e linguagem a partir da articulação da abordagem bakhtiniana da linguagem com a abordagem psicogenética do desenvolvimento. A partir das contribuições de VYGOTSKY, PIAGET, WALLON e WINNICOTT, na psicologia, e de WITTGENSTEIN e BAKHTIN, na filosofia da linguagem, procurou-se destacar os aspectos comuns que permitissem pensar o jogo e a linguagem para além de uma simples analogia, mas que permitisse chegar às interfaces das duas noções. Ao mesmo tempo em que se diferenciam radicalmente no que se refere ao suporte que utilizam, à natureza dos significantes e ao lugar que ocupam no desenvolvimento, as noções de jogo e linguagem podem ser aproximadas enquanto processos de significação que atestam o fluxo criativo entre o mundo externo e interno. É porque tais noções, aqui, são entendidas neste modo de funcionamento que determinadas concepções de linguagem precisam ser invocadas para dar conta da articulação pretendida. A polissemia da noção de jogo pode, assim, emergir no âmbito desta discussão de modo a melhor circunscrever as possibilidades do seu uso no contexto educativo.
Abstract: This study examines the relationship between games and language from Bakhtin's notions of language with a psychogenetic treatment of development. From Vygotaky, Piaget, Wallon and Winnicott's contributions in the field of psychology and Wittgenstein and Bakhtin in the field of the philosophy of language, one tried to stress common aspects which permitted one to treat games and language as more than an analogy and arrive at the interface of the two notions. Despite the fact that these are radical differences concerning the nature they occupy in development the notions of games and language can be brought closer in the creative flow between the outside and inside world. Therefore certain conceptions of language have to be invoked if one is to arrive at the intended joint articulation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15152
ISSN: (0102-1117) Impresso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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