Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maria de Fátima Vasconcelos da-
dc.date.accessioned2016-02-04T13:44:21Z-
dc.date.available2016-02-04T13:44:21Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da. Jogo e linguagem: um exercício de construção de sentidos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 48-56, 2002.pt_BR
dc.identifier.issn(0102-1117) Impresso-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15152-
dc.description.abstractThis study examines the relationship between games and language from Bakhtin's notions of language with a psychogenetic treatment of development. From Vygotaky, Piaget, Wallon and Winnicott's contributions in the field of psychology and Wittgenstein and Bakhtin in the field of the philosophy of language, one tried to stress common aspects which permitted one to treat games and language as more than an analogy and arrive at the interface of the two notions. Despite the fact that these are radical differences concerning the nature they occupy in development the notions of games and language can be brought closer in the creative flow between the outside and inside world. Therefore certain conceptions of language have to be invoked if one is to arrive at the intended joint articulation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSignificaçãopt_BR
dc.subjectInteração e contextopt_BR
dc.titleJogo e linguagem: um exercício de construção de sentidospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho pretende explorar as relações entre jogo e linguagem a partir da articulação da abordagem bakhtiniana da linguagem com a abordagem psicogenética do desenvolvimento. A partir das contribuições de VYGOTSKY, PIAGET, WALLON e WINNICOTT, na psicologia, e de WITTGENSTEIN e BAKHTIN, na filosofia da linguagem, procurou-se destacar os aspectos comuns que permitissem pensar o jogo e a linguagem para além de uma simples analogia, mas que permitisse chegar às interfaces das duas noções. Ao mesmo tempo em que se diferenciam radicalmente no que se refere ao suporte que utilizam, à natureza dos significantes e ao lugar que ocupam no desenvolvimento, as noções de jogo e linguagem podem ser aproximadas enquanto processos de significação que atestam o fluxo criativo entre o mundo externo e interno. É porque tais noções, aqui, são entendidas neste modo de funcionamento que determinadas concepções de linguagem precisam ser invocadas para dar conta da articulação pretendida. A polissemia da noção de jogo pode, assim, emergir no âmbito desta discussão de modo a melhor circunscrever as possibilidades do seu uso no contexto educativo.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_fvasconcelos.pdf6,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.