Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPlantin, Rosemeire Selma Monteiro-
dc.contributor.authorPinto, Gabriel Leite Vasconcelos-
dc.date.accessioned2016-02-03T12:12:54Z-
dc.date.available2016-02-03T12:12:54Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPinto, G. L. V.; Plantin, R. S. M. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15100-
dc.descriptionPINTO, Gabriel Leite Vasconcelos. Estratégias de compreensão de expressões idiomáticas. 2015. 128f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectWords and expressionspt_BR
dc.subjectIdiomspt_BR
dc.subjectPhraseologypt_BR
dc.subjectPalavras e expressõespt_BR
dc.subjectLeitura – Desenvolvimentopt_BR
dc.titleEstratégias de compreensão de expressões idiomáticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objeto de estudo a compreensão das expressões idiomáticas em língua materna, visando ao aprimoramento no reconhecimento do sentido das EIs através do contexto do texto. Com bases teóricas que congregam a Fraseologia e a Psicolinguística, o presente trabalho tem cunho metodológico experimental. Para a geração de dados, ela se utilizou da pesquisa-ação, através da aplicação de uma sequência didática adaptada de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza, com um teste diagnóstico aplicado antes dos módulos da SD e um teste avaliativo, aplicado no final. Além disso, a pesquisa utilizou uma turma controle em que foram aplicados somente os testes, para que os dados coletados nas duas turmas pudessem ser comparados. As atividades constaram de textos projetados em slides em que eram destacadas expressões idiomáticas cujo sentido poderia ser reconhecido pelo contexto. Assim, o professor incentivou a ativação do conhecimento prévio dos alunos, a predição e a inferenciação para que eles pudessem compreender melhor o significado da EI. Como resultados, a pesquisa demonstrou que as estratégias de leitura podem ser uma ferramenta muito importante para a desautomatização do processo de apreensão do sentido das expressões idiomáticas, além de ampliar as habilidades de leitura dos alunos de uma maneira participativa e reflexiva.pt_BR
dc.title.enIdioms comprehension strategiespt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_glvpinto.pdf5,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.