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dc.contributor.authorCastelar, Luiz Ivan de Melo-
dc.contributor.authorAragão, Alexandre Weber-
dc.contributor.authorFerreira, Roberto Tatiwa-
dc.contributor.authorSoares, Ilton-
dc.date.accessioned2012-01-05T19:26:37Z-
dc.date.available2012-01-05T19:26:37Z-
dc.date.issued2007-07-
dc.identifier.citationCASTELAR, I. et al. Um modelo de escolha discreta para avaliação de desempenho em concursos públicos. FORUM BNB DE DESENVOLVIMENTO / ENCONTRO REGIONAL DE ECONOMIA, 12., 2007, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANPEC, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1485-
dc.description.abstractThe main objective of this thesis was to investigate the factors determining success in an aptitude test for admission in a public bank in the Northeast of Brazil. The data set is based in a questionnaire for 232,771 Candidates which is composed of the result of the test and a number of questions about some attributes of the candidate. Attributes selected were personal monthly income; household monthly income; education level; type of school attended (public or private); marital status; occupation and age. A logit model was used to estimate a regression of success in the test against the attributes defined above. Results of the estimated model show that all the coefficients but marital status were significant and with the expected sign. The marginal effects inform that a high school level (a requirement to take the test) had the strongest and negative impact on the probability of success. Specification tests for functional form and unobserved heterogeneity show that the model was correctly specified.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherForum BNB de Desenvolvimento / Encontro Regional de Economiapt_BR
dc.relation.ispartofseries12;-
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectConcurso Públicopt_BR
dc.titleUm modelo de escolha discreta para avaliação de desempenho em concursos públicospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA principal preocupação deste trabalho foi a de investigar os determinantes da aprovação de um candidato num concurso público. Para tanto usou-se um estudo de caso com base em dados e resultados de um concurso para provimento de cargo administrativo de nível médio para o Banco do Nordeste do Brasil, do qual participaram 232.771 candidatos. Utilizou-se o modelo logit de escolha binária com estimação baseada no método de máxima verossimilhança. Nos testes de significância estatística de cada um dos parâmetros estimados somente uma variável, referente ao estado civil, não se mostrou estatisticamente significativa. As que se mostraram significativas apresentaram os sinais esperados quanto ao efeito marginal sobre a chance de aprovação. Quanto à magnitude dos coeficientes, o dado relevante é que a condição do candidato ter o grau de escolaridade requerido para a função a ser exercida (nível médio) foi o que apresentou maior impacto (negativo) na chance do candidato ser aprovado. As principais conclusões do trabalho apontam o ensino médio público como um possível locus de ação e políticas que atuem para reduzir as desigualdades de condições iniciais de cada candidato a concursos públicos. Por outro lado, o preenchimento de postos de trabalho que requerem apenas uma educação de nível médio com detentores de título universitário, e até mesmo com pósgraduação, aponta para uma má alocação dos recursos públicos conjugada com uma possível deficiência estrutural do mercado de trabalho regional.pt_BR
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