Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14833
Title in Portuguese: Aspectos geológicos e geomorfológicos da zona costeira entre as praias do Futuro e Porto das Dunas, região metropolitana de Fortaleza, (RMF), Ceará, Brasil
Author: Marino, Márcia Thelma Rios Donato
Freire, George Satander Sé
Horn Filho, Norberto Olmiro
Keywords: Geologia costeira
Geomorfologia
paleografia-Ceará
Issue Date: 2012
Publisher: Revista de Geologia
Citation: MARINO, MÁRCIA THELMA RIOS DONATO; FREIRE, GEORGE SATANDER SÁ; HORN FILHO, NORBERTO OLMIRO (2012).
Abstract in Portuguese: Neste trabalho são apresentados os resultados do mapeamento geológico-geomorfológico realizado na zona costeira entre as praias do Futuro e Porto das Dunas, no setor leste do litoral da região metropolitana de Fortaleza, Ceará. A metodologia compreendeu revisão ma bibliografia, fotointerpretação e geoprocessamentos de imagens, trabalhos de campo, análises granulométricas e copilações das informações. A zona costeira é representada por um empilhamento estratigráfico que compreende dois domínios geológicos; unidade basal e planície costeira. A unidade basal é constituída pela unidade litoestratigráfica Vulcânica-alcalina, Terciária (Oligoceno-Mioceno), representado pelo morro Caruru; e pela Formação Barreiras, Tércio-Quartenário (Mioceno-Pleistoceno), constituídas pelos sedimentos do Tabuleiro Pré-Litorâneos. A planície costeira compreende Depósito aluvial (Quaternário/Pleistoceno); depósitos litorâneos-Arenito de praia (Quaternário/Plioceno), Flúvio-Lacustre, Paludial, Eólico e Marinho praial do Holoceno. Os sedimentos da planície costeiras foram originados a partir de processos gravitacionais gerador por oscilações climáticas relacionadas às flutuações relativas do nível do mar ocorridas durante o Quaternário, principalmente durante a última fase regressiva, que iniciou há 5.100 ano A.P. A área tem sido afetada por deformações tectônicas cenozóicas que aproveitaram preferencialmente as linhas de fraqueza crustal herdadas das eras geológicas anteriores. Um número significante de informações acerca de evidências e características de atividades neotectônicas na região que assumiram um papel decisivo na formação da topografia contemporânea é registrado em pesquisas anteriores.
Description: MARINO, Márcia Thelma Rios Donato; FREIRE, George Satander Sá; HORN Filho, Norberto Olmiro. Aspectos geológicos e geomorfológicos da zona costeira entre as praias do Futuro e Porto das Dunas, região metropolitana de Fortaleza, (RMF), Ceará, Brasil. Revista de Geologia, Fortaleza, v.25, n.1, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14833
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0103-2410
Appears in Collections:DGL - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_mtrdmarino_2012.pdf13,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.