Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14806
Type: Dissertação
Title: O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes
Authors: Holanda, Ana Maria de Lima
Advisor: Simonassi, Andrei Gomes
Keywords: Alfabetização;Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC)
Issue Date: 2013
Citation: HOLANDA, Ana Maria de Lima. O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? O impacto do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC e outros determinantes. 2013. 31f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduaçao em Economia, CAEN, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e de outras variáveis que caracterizam as famílias, a escola e o decente, sobre o resultado municipal da Prova Brasil em 2011 dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, oriundos do Programa em 2008 (2ºano do Ensino Fundamental). Para isto, estima-se dois modelos econométricos utilizando os métodos dos Mínimos Quadrados Ordinários e SUR, a partir dos microdados da Prova Brasil e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - IBGE. Através de uma análise comparativa dos resultados por município do Estado do Ceará com outros municípios nordestinos, foram encontradas evidências que corroboram a hipótese de que o PAIC exerce um papel contundente na educação de crianças, especialmente aquelas cujas mães não são alfabetizadas.
Abstract: This Study aims to analyze the impacts of the Literacy Program at Right Age (PAIC), and other variables that characterize the householders, schools and teachers, on the outcome of Proof Brazil in 2011 from students at 5th Grade of Elementary School that participated of this program in 2007 and 2008 (2nd year of Elementary School). For this we estimate two models using methods of OLS and SUR using municipal microdata from Proof Brazil and data from Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Through a comparative analysis of the results we have found evidences supporting the hypothesis that the PAIC Program plays a role in the education of the children from the cities that have established the program, especially those whose mothers are less literate
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14806
Appears in Collections:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_dissert_amlholanda.pdf417,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.