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dc.contributor.authorMartins, Cristiane Amorim-
dc.date.accessioned2016-01-15T12:37:33Z-
dc.date.available2016-01-15T12:37:33Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationMARTINS, Cristiane Amorim. A concepção de criança a partir do olhar infantil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 36-47, 2002.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14758-
dc.description.abstractStudies in which the child's voice is heard are still exceptions to the rule of research, which makes the knowledge available about them limited to an adult representation of childhood. Based on this reflection, an attempt was made to identity the child's concept of childhood. The theories of Piaget, Vygotsky and Wallon provide guidelines for the definition of a methodology and for an analysis at the data collected. Two groups of children learning to read and write, from two distinct socioeconomic groups, were investigated. The groups used practically the same categories to understand childhood, using descriptions based on the diferences perceived between child and adult. However, the two groups attributed different concepts to children. Far from constituting a mere reproduction of adult concepts, the children's construction of the concept at childhood demands greater processing by the children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceitos infantispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA concepção de criança a partir do olhar infantilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs estudos em que a criança ganha voz ainda se constituem exceções no panorama de pesquisa, o que faz com que o conhecimento que se tem sobre ela limite-se a uma representação adulta da criança. Partindo dessa reflexão, buscou-se conhecer o conceito de criança da própria criança. As teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon ofereceram diretrizes para a definição da metodologia e para a análise dos dados coletados. Foram investigados dois grupos de crianças da classe de alfabetização de classes sociais distintas. Os grupos usaram praticamente as mesmas categorias ao conceituar a criança, descrita a partir das diferenças percebidas entre ela e o adulto. Porém, os dois grupos atribuíram competências distintas à criança. Longe de constituir-se uma mera reprodução dos conceitos dos adultos, a construção do conceito de criança exige uma grande elaboração por parte das crianças.pt_BR
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