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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cuidado quanto à termorregulação do recém-nascido prematuro: o olhar da enfermeira
Título em inglês: Care in thermorregulation of the preterm infant: the nurse’s view
Autor(es): Rolim, Karla Maria Carneiro
Araújo, Ana Flávia Pessoa Correia
Campos, Naylê Maria Moreira
Lopes, Simone Miranda Barbosa
Gurgel, Eloah de Paula Pessoa
Campos, Antônia do Carmo Soares
Palavras-chave: Prematuro;Cuidados de Enfermagem;Regulação da Temperatura Corporal
Data do documento: Abr-2010
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: ROLIM, K. M. C. et al. Cuidado quanto à termorregulação do recém-nascido prematuro: o olhar da enfermeira. Rev. Rene, Fortaleza, v.11, n.2, p. 44-52, abr./jun. 2010.
Resumo: Estudo exploratório-descritivo, abordagem qualitativa, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade- Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza-CE, de novembro/2008 a fevereiro/2009, cujo objetivo foi conhecer a percepção da enfermeira quanto aos cuidados de enfermagem na termorregulação dos recém-nascidos prematuros (RNPTs) na UTIN. Foi realizada entrevista semi-estruturada, contendo dados de identificação e questões relacionadas à assistência de enfermagem prestada ao RNPT quanto à termorregulação. Os dados foram analisados de acordo com a literatura pertinente ao tema, sendo apresentados em discussões textuais. O controle da temperatura é tarefa que requer atenção de toda equipe. Recomendamos maior capacitação e sensibilização da equipe de enfermagem por meio da educação permanente, tendo como meta a otimização da assistência e a qualidade de vida do bebê internado. Apreendemos sobre a importância em manter o aquecimento adequado ao bebê, visto que a termorregulação constitui-se em um dos aspectos fundamentais da atenção neonatal.
Abstract: This is an exploratory descriptive study with qualitative approach which was carried out in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) of the Teaching Maternity Assis Chateaubriand in Fortaleza-CE from November 2008 to February 2009, with the objective of knowing the nurse’s perception regarding the nursing care in the thermoregulation of preterm infants in NICU. A semi-structured interview was carried out, containing identification data and subjects concerning the nursing assistance to preterm infants in thermoregulation. The data were analyzed according to the pertinent literature of the theme, being presented in text discussions. The temperature control is a task that requires attention of the entire team. We recommend more qualification and sensitization of the nursing team through permanent education, having as goals the assistance optimization and attention to the life quality of the hospitalized baby. We verified the importance of maintaining the appropriate heating to the baby, once the thermoregulation is a fundamental aspect of neonatal attention.
Resumen: Estudio exploratorio y descriptivo, con planteo cualitativo, hecho en una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatal (UCIN) de la Maternidad Académica Assis Chateaubriand, en Fortaleza-CE, de noviembre del 2008 hasta febrero del 2009, cuyo objetivo fue conocer la percepción de la enfermera acerca de los cuidados de enfermería en la termorregulación de los recién nacidos prematuros( RNPTS) en la UCIN. Se realizó entrevista semi-estructurada, con los datos de identificación y cuestiones relacionadas a la asistencia de enfermería ofrecida al RNTP acerca de la termorregulación. Los datos fueron analizados de acuerdo con la literatura apropiada al tema, siendo presentados en discusiones textuales. El control de la temperatura es una tarea que necesita la atención de todo el equipo. Así, aconsejamos mayor capacitación y sensibilidad del equipo de enfermería a través de la educación permanente, teniendo como meta la mejoría de la asistencia y la calidad de vida del bebe internado. Asimilamos sobre la importancia en mantener el calor adecuado al niño, ya que la termorregulación constituye uno de los aspectos fundamentales de la atención neonatal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14664
ISSN: 2175-6783
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