Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorPereira, Antônio Marcos Rodrigues-
dc.date.accessioned2015-12-23T12:07:12Z-
dc.date.available2015-12-23T12:07:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPereira, A. M. R.; Leurquin, E. V. L. F. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14641-
dc.descriptionPEREIRA, Antônio Marcos Rodrigues. A aula de leitura e o gênero resenha em turmas de nono ano do ensino fundamental: análise de uma experiência didática e proposta de sequência didática aplicada à leitura. 2015. 149f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.description.abstractIt is school's role to develop the communicative competence of the student. In this scenario, the teacher is fundamental in the formation of the citizen, through teaching and reading and writing learning. This work presents data on the observation of reading classes, analysis of strategies used in these classes and a proposal for intervention in the classroom, in the form of Teaching Sequence, whose main point was the reading activity. Our research has the objective to present the results of a survey on the professorial acting in the teaching of reading and writing production Reviews. Specifically, we aimed observation, analysis and the proposal of reading activities, with the view to the pedagogical teacher of Portuguese. From the analysis of the classes observed, we propose a Sequence Teaching reading, with sidewalks and interactional activities in “sociopsicolinguística” perspective, the series of 9th grade of elementary school. For questions related to reading, mainly we base our research on conceptions of Braggio (1992) and studies of production genres of writing proposed by Schneuwly and Dolz (2004). Research has reference in the guidelines of an action research, which involve subject and object of the research in the same person: the teacher. The data were generated in the second half of 2014 and the first half of 2015 in three distinct moments which we name experience. The first experience of the research consisted in activities aimed at motivating the project purposes, entitled CINE TAÍS, designed by Professor observed, which were given guidance on the activities and the genre worked: Report. The second experiment shows the analysis of classes taught in the first experiment from the perspective of theoretical framework built previously. Finally, the third experiment proposes a sequence reading Teaching - yet integrated into motivating Project - as the theoretical framework set up. Also applied a questionnaire in class so we could build the profile of those involved in the research. The results showed that the Portuguese language teaching, focusing on reading, must be considered and reconsidered and mainly drawn from the list of sequenced teaching strategies. Here is the importance of self-reflection on the professorial acting.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamental – Jangurussu(Fortaleza,CE) – Formaçãopt_BR
dc.subjectComunicação escrita – Jangurussu(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectLeitura – Jangurussu(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectCrítica cinematográfica – Jangurussu(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectReviewpt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.titleA aula de leitura e o gênero resenha em turmas de nono ano do ensino fundamental: análise de uma experiência didática e proposta de sequência didática aplicada à leiturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ papel da escola desenvolver a competência comunicativa do aluno. Neste cenário, o professor se revela fundamental na formação do cidadão, através do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Esta dissertação apresenta dados referentes à observação de aulas de leitura, a análise das estratégias utilizadas nessas aulas e uma proposta de intervenção na sala de aula, em forma de Sequência Didática, cujo foco principal foi a atividade de leitura. Nossa pesquisa tem por objetivo geral apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o agir professoral no ensino de leitura e na produção escrita de Resenhas. Em específico, objetivamos a observação, a análise e a proposta de atividades de leitura, tendo como ponto de vista o fazer pedagógico do professor de Língua Portuguesa, por meio da Sequência Didática. A partir da análise das aulas observadas, propomos uma Sequência Didática aplicada a leitura, com atividades calcadas na perspectiva interacionista e sociopsicolinguística, nas séries de 9º ano do Ensino Fundamental. Para as questões relacionadas à leitura, ancoramo-nos principalmente nas concepções de Braggio (1992) e nos estudos sobre produção escrita de gêneros propostos por Schneuwly e Dolz (2004). A pesquisa tem referência nas orientações de uma pesquisa-ação, as quais implicam sujeito e objeto da pesquisa na mesma pessoa: o professor. Os dados foram gerados no segundo semestre do ano de 2014 e no primeiro semestre de 2015, em três momentos distintos aos quais nomeamos experiência. A primeira experiência da pesquisa consistiu na aplicação de atividades voltadas aos propósitos do Projeto motivador, intitulado CINE TAÍS, idealizado pelo professor observado, na qual foram dadas orientações sobre as atividades e sobre o gênero textual trabalhado: Resenha. A segunda experiência mostra a análise das aulas ministradas na primeira experiência sob a perspectiva do arcabouço teórico construído previamente. Por fim, a terceira experiência propõe uma Sequência Didática aplicada a leitura – ainda integrada ao Projeto motivador – conforme o quadro teórico levantado. Aplicamos também um questionário na turma para que pudéssemos construir o perfil dos envolvidos na pesquisa. Os resultados apontaram que o ensino de língua portuguesa, com foco na leitura, precisa ser pensado e repensado e, principalmente, elaborado a partir do elenco de estratégias de ensino sequenciadas.pt_BR
dc.title.enA class of reading and gender review in education classes of 9 year fundamental analysis of a teaching experience and motion for a sequence teaching applied to readingpt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_amrpereira.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.