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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Teoria da mensuração: inconveniente necessário?
Autor(es): Trompieri Filho, Nicolino
Barreto, José Anchieta Esmeraldo
Palavras-chave: Avaliação;Mensuração;Instrumentos de medida
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: TROMPIERI FILHO, N.; BARRETO, J. A. E. (2001)
Resumo: O artigo trata de alguns aspectos da teoria da mensuração na área educacional e suas relações com avaliação. Discute soluções teóricas apresentadas por Stevens e Torgerson, dando atenção aos limites e possibilidades das escalas de medida. Aborda também o modelo linear clássico de mensuração, discutindo os conceitos de medida verdadeira, medida observada e erro de medida. Finalmente, apresenta indicações para a construção, de forma adequada de instrumentos de medida.
Abstract: This article deals with some aspects of the theory of measurement as applied to education and especialy its relationship with educational assessment, It discusses theoretical solutions presented by Stevens and Torgerson paying special attention to the limits and possibilities of measurement scales. It also discusses the classical linear model of measurement analyzing the concepts of real measure, observed measure as well as error in measure. Finally it offers suggestions for the construction in adequate form of instruments to measure securely.
Descrição: TROMPIÉRI FILHO, Nicolino; BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Teoria da mensuração: inconveniente necessário? Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 23, v. 2, n. 42, p. 43-58, 2001.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14611
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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