Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14611
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trompieri Filho, Nicolino | - |
dc.contributor.author | Barreto, José Anchieta Esmeraldo | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-21T13:26:45Z | - |
dc.date.available | 2015-12-21T13:26:45Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | TROMPIERI FILHO, N.; BARRETO, J. A. E. (2001) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14611 | - |
dc.description | TROMPIÉRI FILHO, Nicolino; BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Teoria da mensuração: inconveniente necessário? Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 23, v. 2, n. 42, p. 43-58, 2001. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article deals with some aspects of the theory of measurement as applied to education and especialy its relationship with educational assessment, It discusses theoretical solutions presented by Stevens and Torgerson paying special attention to the limits and possibilities of measurement scales. It also discusses the classical linear model of measurement analyzing the concepts of real measure, observed measure as well as error in measure. Finally it offers suggestions for the construction in adequate form of instruments to measure securely. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Mensuração | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos de medida | pt_BR |
dc.title | Teoria da mensuração: inconveniente necessário? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo trata de alguns aspectos da teoria da mensuração na área educacional e suas relações com avaliação. Discute soluções teóricas apresentadas por Stevens e Torgerson, dando atenção aos limites e possibilidades das escalas de medida. Aborda também o modelo linear clássico de mensuração, discutindo os conceitos de medida verdadeira, medida observada e erro de medida. Finalmente, apresenta indicações para a construção, de forma adequada de instrumentos de medida. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_art_ntrompierifilho.pdf | 11,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.