Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDomínguez, Héctor Hugo Palacio-
dc.date.accessioned2015-12-17T17:07:16Z-
dc.date.available2015-12-17T17:07:16Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationDOMÍNGUEZ, Héctor Hugo Palacio. Educação, ética e cidadania. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 1, n. 41, p. 70-80, 2001.pt_BR
dc.identifier.issn(0102-1117) Impresso-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14581-
dc.description.abstractThe school as a social institution has as one of its basic objectives the introduction of the individual to society. This insertion is clearly delined in official documents (The Law of Basic Directives in National Education and National Curricular Parameters) as the formation of authentic citizens who actively participate in the building up of the country. However, citizenship as a sociological category ought to be considered not just an exercise of rights and obligations, but as the minimum demanded for a dignified existence. Moreover, individual formation always maintains a clear ethical option of respect for the free self-determination of the human person.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAutodeterminaçãopt_BR
dc.titleEducação, ética e cidadaniapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA escola tem, enquanto instituição social, como uma de suas tarefas fundamentais a introdução do indivíduo no seio da sociedade. Essa inserção é definida nos documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Parâmetros Curriculares Nacionais) como a formação de autênticos cidadãos que participem ativamente na construção do País. Contudo a cidadania deve ser considerada, enquanto categoria sociológica, não simplesmente como exercício de direitos e deveres, mas como condição mínima de uma existência digna. Todavia a formação do indivíduo reveste-se sempre de uma clara opção ética de respeito à livre autodeterminação da pessoa.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_art_hhodominguez.pdf9,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.