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dc.contributor.authorLeitão, Vanda Magalhães-
dc.date.accessioned2015-12-17T15:00:52Z-
dc.date.available2015-12-17T15:00:52Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationLEITÃO, Vanda Magalhães. Carta a Vygotsky acerca da educação de surdos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 1, n. 41, p. 20-30, 2001.pt_BR
dc.identifier.issn(0102-1117) Impresso-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14577-
dc.description.abstractThis article treats of a dialogue with Vygotsky regarding his text written in 1925 concerning the educacion of the deaf. In this writting I observe what seems to be a contradiction between his theoretical construction of language and his intellectual position defending oralism as a basis for a pedagogic proposes in the education of deaf people. The arguments for this assertion are based on the author's theoretical references about the process of acquisition and development of language and its relationship with thought. In this dialogue other important authors such as Piaget, Bakhtin and Saussure are considered substantiate the central argument.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectOralismopt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.titleCarta a Vygotsky acerca da educação de surdospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo trata de um diálogo com Vygotsky a propósito de seu texto escrito, em 1925, sobre a educação de surdos. Nesse escrito, percebo que o pensamento do autor se apresenta contraditório frente às suas construções teóricas acerca da linguagem, quando se posiciona favorável ao oralismo como fundamento teórico metodológico das propostas pedagógicas para a educação de surdos. Os argumentos para tal assertiva têm base no referencial teórico do autor a respeito dos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, e de suas relações com o pensamento. Na interlocução estão envolvidos outros autores como Piaget, Bakhtin e Saussure para o estabelecimento do argumento central.pt_BR
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