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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Autocuidado a idosos pós-acidente vascular encefálico: vivências do cuidador e de acadêmicos
Título em inglês: Self-care to elderly after cerebrovascular accident: caregiver and academics experiences
Autor(es): Nascimento, Márcia Gabriela Gomes
Martins, Paula Cristina Figueiredo
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Dázio, Eliza Maria Rezende
Terra, Fábio de Souza
Palavras-chave: Idoso;Acidente Vascular Cerebral;Autocuidado;Cuidadores;Equipe de Assistência ao Paciente;Enfermagem
Data do documento: Set-2015
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: NASCIMENTO, M. G. G. et al. Autocuidado a idosos pós-acidente vascular encefálico: vivências do cuidador e de acadêmicos. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 5, p. 682-9, set./out. 2015.
Resumo: Objetivo: compreender as vivências do cuidador e de acadêmicos multiprofissionais da saúde para o desenvolvimento do autocuidado ao idoso pós Acidente Vascular Encefálico no domicílio. Métodos: estudo qualitativo, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas com seis cuidadores e oito acadêmicos, cujos dados foram analisados à luz da Fenomenologia. Resultados: emergiram três categorias: convivendo com os desafios e as limitações impostas ao cuidador e ao ser cuidado; o ser profissional e o conservadorismo tecnicista; a equipe multiprofissional no domicílio: vivências com o ser cuidado e seu cuidador. Conclusão: apreendeu-se que os cuidadores de idosos pós Acidente Vascular Encefálico precisam de mais apoio e orientação para a realização dos cuidados no domicílio, um plano de cuidados para facilitar e estimular o autocuidado, minimizando a sobrecarga do cuidador. Os acadêmicos multiprofissionais mostraram uma visão tecnicista, evidenciando-se a necessidade de mudança na formação acadêmica, com foco na visão holística e humanística do cuidado. Descritores: Idoso; Acidente Vascular Cerebral; Autocuidado; Cuidadores; Equipe de Assistência ao Paciente; Enfermagem.
Abstract: Objective: understand the experiences of the caregiver and multidisciplinary health academics toward the development of self-care at home for elderly after cerebrovascular accident. Methods: qualitative study with the use of semi-structured interviews with six caregivers and eight academics whose data were analyzed in the light of the Phenomenology. Results: three categories emerged: living with the challenges and limitations imposed on the caregiver and on the person being cared; the professional being and the technic conservatism; the multidisciplinary team at home: experiences with the caregiver and the person being cared. Conclusion: caregivers of elderly who went through cerebrovascular accident need more support and guidance for conducting home care, they need a plan of care to facilitate and encourage self-care, minimizing the burden incurred to the caregiver. Multidisciplinary academics displayed a technical view. This demonstrates the need for change in academic education with more focus on a holistic and humanistic view of care. Descriptors: Aged; Stroke; Self Care; Caregivers; Patient Care Team; Nursing.
Resumen: Objetivo: comprender las experiencias del cuidador y académicas multidisciplinarios de la salud para el desarrollo de autocuidado a ancianos después del accidente cerebrovascular en hogar. Métodos: estudio cualitativo, se utilizaron entrevistas semiestructuradas con seis cuidadores y ocho académicos, cuyos datos fueron analizados a la luz de la Fenomenología. Resultados: tres categorías emergieron: viviendo con los rectos y las limitaciones impuestas al cuidador y al ser cuidado; el ser profesional y el conservadurismo tecnicista; el equipo multidisciplinar en el hogar: experiencias con el ser cuidado y su cuidador. Conclusión: aprehendió que los cuidadores de ancianos después del accidente cerebrovascular necesitan de más apoyo y orientación para la realización de cuidados en el hogar, un plan de atención para facilitar y estimular el autocuidado, minimizando la sobrecarga del cuidador. Los académicos multiprofesionales señalaron visión tecnicista, evidenciándose necesidad de cambios Necesidad en la formación académica, basada en la atención humanista e integral. Descriptores: Anciano; Accidente Cerebrovascular; Autocuidado; Cuidadores; Grupo de Atención al Paciente; Enfermería.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14504
ISSN: 2175-6783 online
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