Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Mozarina Beserra-
dc.contributor.authorBorges, Eciângela Ernesto-
dc.date.accessioned2015-12-15T13:38:16Z-
dc.date.available2015-12-15T13:38:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBORGES, Eciângela Ernesto. Contribuições dos jogos e atividades lúdicas para a aprendizagem significativa em química orgânica no 3º ano do ensino médio. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14501-
dc.description.abstractThe Chemistry Teaching applied in schools is identified invariably as traditional, abstract and out of context. Literature has been prodigal in affirming that the Chemistry Teaching has not contributed significantly to the learning and civic education of pupils, whence the recurrent complaint against teachers to make them renew their teaching performance. There are also teaching methodologies demands for providing the cognitive development of learners, as well as fostering meaningful learning. In this context, the use of educational games constitutes as an important learning tool to make teaching more dynamic, attractive and interactive. Thus, this research aimed to formulate, implement and analyze the contribution of educational games as a pedagogical tool for Organic Chemistry Teaching in the light of meaningful learning. This research was theoretically supported by AUSUBEL, 2003; KISHIMOTO, 1994; MOREIRA, 2011; SOARES, 2013; MELO, 2005 and SANTANA, 2006. The analysis took the form of a descriptive research of quantitative and qualitative nature with case study and it was held in a public school in Fortaleza City, located in Henrique Jorge district into two high school last period classes. One of them was called controlada, in which was applied traditional methodology. The other, called pesquisada, had elaborate games that contemplated content bodily functions, linked to students’ daily lives. The tools used were three questionnaires, one pump test, two evaluations, as well as class observation and photographic record. The results obtained from the questionnaires and evaluations applied before and after the games have indicated that they acted as a facilitator and they were effective for the understanding of the approached content by promoting meaningful learning. It was also found that the use of educational games in Organic Chemistry Teaching provides participation and interaction among students and must enhance the promotion of an enjoyable and effective learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleContribuições dos jogos e atividades lúdicas para a aprendizagem significativa em química orgânica no 3º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorLima, Isaías Batista-
dc.description.abstract-ptbrO Ensino de Química aplicado nas escolas é invariavelmente identificado como tradicional, abstrato e descontextualizado. A literatura tem sido pródiga na afirmação dessa assertiva, de modo que o Ensino de Química não tem contribuído de forma significativa para a aprendizagem e formação cidadã dos discentes. Daí o recorrente reclamo para que o docente renove seu modo de ensinar, necessitando-se de metodologias de ensino capazes de proporcionar o desenvolvimento cognitivo dos alunos e fomentar a Aprendizagem Significativa. Neste contexto, a utilização de jogos didáticos constitui-se como um importante instrumento de aprendizado capaz de tornar o trabalho docente mais dinâmico, atraente e interativo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar a contribuição dos jogos didáticos como ferramenta pedagógica no ensino de Química Orgânica, à luz da Aprendizagem Significativa. A presente pesquisa teve como suporte teórico os trabalhos, principalmente, de AUSUBEL, 2003; KISHIMOTO, 1994; MOREIRA, 2011; SOARES, 2013; MELO, 2005 e SANTANA, 2006. Suas análises assumiram a forma de uma pesquisa descritivo-bibliográfica, de cunho qualiquantitativo com estudo de caso e realizado em campo, aplicado em uma escola pública de Fortaleza-CE, localizada no Bairro Henrique Jorge em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio. Uma das turmas foi denominada de controle na qual foi aplicada a metodologia tradicional e a outra, denominada pesquisada, na qual foram utilizados os jogos elaborados que contemplaram o conteúdo funções orgânicas, vinculado ao cotidiano dos estudantes. Os instrumentos utilizados foram três questionários, um teste de sondagem, duas avaliações, além da observação e registro fotográfico. Os resultados obtidos, a partir dos questionários e das avaliações aplicadas antes e após a utilização dos jogos, indicaram que os mesmos atuaram como um instrumento facilitador e eficiente na compreensão do conteúdo abordado, fomentando uma Aprendizagem Significativa. Constatou-se ainda que, o uso dos jogos didáticos no ensino de Química Orgânica proporciona a participação e a interação entre os alunos, podendo potencializar a promoção de uma aprendizagem prazerosa e eficaz.pt_BR
dc.title.enContributions of recreational games and activities for meaningful learning in organic chemistry in the 3rd year of high schoolpt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_eeborges.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.