Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14423
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O processo comunicativo em ambientes virtuais de aprendizagem – uma proposta, um estudo exploratório |
Autor : | Mantoan, Maria Teresa Eglér Stegun, Maria Cecília Ballaben Baranauskas, Maria Cecília Calani Barcellos, Gianfrancesca Cutini Higaki, Patrícia Y. |
Palabras clave : | Ensino/aprendizagem mediados pela comunicação eletrônica;Design de interfaces;Ensino a distância |
Fecha de publicación : | 1999 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | MANTOAN, M. T. E; STEGUN, M. C. B.; BARANAUSKAS, M. C. C. ; BARCELLOS, G. C.; HIGAKI, P. Y. (1999) |
Resumen en portugués brasileño: | A tecnologia da Internet e o WWW reavivaram através da mídia do computador e a telemática a possibilidade do "ensino a distância", que se servia basicamente do correio, rádio e TV. Mais do que um veículo para cursos em determinado domínio do conhecimento, argumentamos que a Internet representa um novo espaço para se discutir as práticas pedagógicas tradicionais. Neste trabalho propomos e discutimos os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam nossa concepção de educação a distância e de espaço virtual de aprendizagem. Ilustramos nossa discussão com resultados preliminares do design e uso do Papo-Mania, uma ferramenta de chat em uso por alunos portadores da Síndrome de Down. |
Abstract: | The technology of the Internet and the WWW revived through the media of the computer and telecommunication the possibility of the" distance teaching", which used to be practised basically with the postal service, radio and TV. More than a vehicle for courses in certain knowledge domains, we argue that the Internet represents a new place to discuss the traditional pedagogic practices. In this work we propose and we discuss the theoretical-methodological presuppositions that guide our conception of distance education and of virtual spaces for learning. We illustrate our discussion with preliminary results of the design and use of Papo-Mania: a chat tool in use by students with the Down Syndrome. |
Descripción : | MANTOAN, Maria Teresa Eglér; STEGUN, Maria Cecília Ballaben; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; BARCELLOS, Gianfrancesca Cutini; HIGAKI, Patrícia Y. O processo comunicativo em ambientes virtuais de aprendizagem – uma proposta, um estudo exploratório. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 152-160, 1999. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14423 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_mtemantoanmcbstegun.pdf | 9,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.