Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14416
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O índice do clima socioemocional de Withall como um indicador educacional na avaliação do desempenho docente |
Autor : | Sobral, Adriana Eufrásio Braga |
Palabras clave : | Índice do clima socio-emocional de Withall;Avaliação de docentes;Indicador educacional |
Fecha de publicación : | 1999 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga. O índice do clima socioemocional de Withall como um indicador educacional na avaliação do desempenho docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 92-99, 1999. |
Resumen en portugués brasileño: | O índice do clima sócio-emocional de Withall é uma ferramenta de estudo numa abordagem quantitativa que pode ser utilizada na avaliação de docentes e na avaliação da qualidade de ensino. O índice aprecia o trabalho do professor através de seu comportamento verbal expresso por sua performance em sala de aula e mensurado por observações sistemáticas. Caracterizando-se o índice de Withall como um elemento capaz de realizar a medida de um fenômeno educacional delineia-se a elaboração de uma problemática, explorada nesse trabalho, justificada pela equiparação dele a um indicador educacional. A utilização do índice do clima sócio-emocional de Withall como um indicador na avaliação do desempenho docente é apresentada nesse trabalho que foi elaborado utilizando-se como procedimento metodológico a pesquisa descritiva e adotando-se as diretrizes da pesquisa bibliográfica. No desfecho da pesquisa pode-se identificar que o método de observação sistemática desenvolvido por Withall possibilita ressaltar os aspectos relevantes do desempenho de um professor em sala de aula e, pela observação da comunicação verbal do professor, é possível realizar uma interpretação de sua performance. |
Abstract: | The index of the social and emotional climate of Withall is an instrument for studying in a quantitative approach what may be done in an assessment of teachers and in an evaluation of the quality of teaching. The index studies the work of teacher through his manner of verbal expression in his classroom perfomance something measured by sistematic observations. Withall 's index may be described as an elemem capable of finding the measure of educational phenomena and elaborating it in general terms, as may be found in this work, and justified by the fact that it is considered equal to an educational indicator: The use of the index of the social and emotional climate of Withall as an indicator in the assessemem of the teacher'sperformance is presented in this wort as having been elaborated using as a methodological proceedure a descriptive research following directives found in a bibliographical research. In a conclusion ofthe research it wi/l be noted that the method of sistematic observation developed by Withall makes it possible to distinguish revelem aspects of the teacher's classroom performance, and by observing his verbal comunication, it is possible to interpret his teaching performance. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14416 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_aebsobral.pdf | 7,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.