Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406
Type: Artigo de Periódico
Title: Currículo: ainda há muito a percorrer
Authors: Silva, Cátia Luzia Oliveira da
Keywords: Conteúdos Curriculares;Currículo;Currículo Básico;Tendências da Educação
Issue Date: 1999
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: SILVA, C. L. O. (1999)
Abstract in Brazilian Portuguese: O currículo escolar tem tido a função de transmitir os saberes considerados válidos socialmente. Faz-se necessária uma análise crítica de sua relação com a escola e com o ensino e, mais profundamente, de suas inspirações ideológicas e do tratamento que tem dado ao saber. O presente texto objetiva abordar, historicamente, a ligação que tem tido o currículo com as tendências pedagógicas e em quais aspectos ele tem servido para preservar a hegemonia, e o que ainda lhe falta para garantir a construção de um verdadeiro projeto de educação para o País.
Abstract: The school curriculum has been used to transmit knowledge that is considered socially valid. It is therefore necessary to make a critical analysis of it and its relation, not only to the school and to teaching, but in a more profound manner, to its ideological inspirations and to the treatment it has been given to knowledge. The object of this text is to trace historically the relationship between the curriculum with its pedagogical tendencies and its efforts to preserve its dominance, and what yet remains to garante e the construction of a genuine project in education for the country.
Description: SILVA, Cátia Luzia Oliveira da. Currículo: ainda há muito a percorrer. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 44-49, 1999.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1999_art_closilva.pdf5,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.