Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14382
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coopat, Carmen María Saenz | - |
dc.contributor.author | Correia, José Rogério dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-08T18:46:30Z | - |
dc.date.available | 2015-12-08T18:46:30Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, José Rogério dos Santos. Ensino de música por meio de teclados de percussão: uma experiência com o Grupo Marimbas de Maracanaú – Ceará. 2015. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14382 | - |
dc.description.abstract | This paper deals with the music education from an experience with children and adolescents in the city of Maracanaú - Ceará, which resulted in the formation of an instrumental percussion group called “Marimbas” Group. It was studied the process of teaching and learning from educational practices developed in the group in order to improve their musical performance and contribute to the formative aspects in the music education field. In compliance with the goals the results of the methods used were analyzed, there was a historic of musical training experience in “Marimbas” Group and organized a didactic material containing guidelines and instrumental technique exercises for percussion keyboards. I used as theoretical support the pedagogical proposal of the German music educator Carl Orff and methods of technical studies for percussion keyboards of Ney Rosauro and Morris Goldenberg. Besides these, also it served as a support the works of Cruvinel (2005), Suplício (2011) among others. The methodology used was a qualitative research outlined through a case observation, with the contribution of the authors Bogdan and Biklen (1994), Yin (2001) and Gil (2009). As instruments for data collection were used: literature, documents and natural participant observation. The results demonstrate the relevance of pedagogical practices developed in “Marimbas” Percussion Group of Maracanaú and enable these practices related to music education to be shared with other educators. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Música – Instrução e estudo – Maracanaú-CE | pt_BR |
dc.subject | Bandas rítmicas – Maracanaú-CE | pt_BR |
dc.subject | Grupo Marímbas | pt_BR |
dc.subject | Teaching of music | pt_BR |
dc.subject | Percussion keyboard | pt_BR |
dc.title | Ensino de música por meio de teclados de percussão: uma experiência com o Grupo Marimbas de Maracanaú – Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho versa sobre o ensino de música a partir em uma experiência com crianças e adolescentes do Município de Maracanaú – Ceará, que resultou na formação de um grupo instrumental de percussão denominado Grupo Marimbas. Buscou-se estudar o processo de ensino e aprendizagem a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas no trabalho do mencionado grupo, afim de aperfeiçoar sua performance musical e contribuir para os aspectos formativos no campo do ensino de música. Em cumprimento aos objetivos foram analisados os resultados dos métodos utilizados, foi realizado um histórico da experiência de formação musical no Grupo Marimbas e organizado um material didático contendo orientações e exercícios de técnica instrumental para teclados de percussão. Utilizei como suporte teórico a proposta pedagógica do educador musical alemão Carl Orff e os métodos de estudos técnicos para teclados de percussão de Ney Rosauro e de Morris Goldenberg. Além destes, também serviram como subsídio os trabalhos de Cruvinel (2005), Suplício (2011) dentre outros. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa delineada por meio de um estudo de caso com observação participante, tendo como aporte os autores Bogdan e Biklen (1994), Yin (2001) e Gil (2009). Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados: levantamento bibliográfico, documentos e observação participante natural. Os resultados desta pesquisa demonstram a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Percussão Marimbas de Maracanaú e possibilitam que essas práticas relativas ao ensino de música sejam compartilhadas com outros educadores. | pt_BR |
dc.title.en | Music teaching through keyboard percussion: An experience with the “Marimbas” group from Maracanaú – Ceará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_jrscorreia.pdf | 11,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.