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dc.contributor.advisorHolanda, Patrícia Helena Carvalho-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Cláudia Uchôa-
dc.date.accessioned2015-12-08T18:24:38Z-
dc.date.available2015-12-08T18:24:38Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa. A feminização do magistério na educação a distância em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado. 2015. 226f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14376-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMulheres na educação – Aspectos sociais – Cearápt_BR
dc.subjectTrabalho – Aspectos sociais – Cearápt_BR
dc.subjectEmprego precário – Cearápt_BR
dc.subjectProfessoras – Ceará – Atitudes – 2007-2012pt_BR
dc.subjectWomen in the teaching professionpt_BR
dc.subjectGenealogical Methodpt_BR
dc.subjectSchoolteacherpt_BR
dc.titleA feminização do magistério na educação a distância em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passadopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo analisa o fenômeno da feminização do magistério na educação a distância em perspectiva comparada: entre a professora tutora e a professora do passado. Buscou-se elucidar o papel da professora tutora, na Educação a distância no período de 2007 a 2012, com o intuito de estabelecer e compreender suas relações com a feminização da docência, fazendo um nexo com o momento deflagrador deste fenômeno, na década de 1920, e com a precarização da profissão docente no Brasil, tendo o Ceará como lócus de observação e os cursos de licenciatura ofertados no Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB do estado do Ceará, no período acima citado, momento em que os cursos de graduação semipresenciais se intensificam em nosso estado, em comparação com o papel exercido pelas mulheres no magistério, na década de 1920. O referencial teórico ancora-se em estudiosos que tratam da mulher no trabalho e no campo da docência, como Almeida (1998), Campos (2002); da mulher na história, na família e na sociedade, como Perrot (2005), D’incao (2011); da história e história da educação, como Braudel (2002), Cavalcante (1998), Holanda (2000), Dallabrida (2009); da educação comparada, como Bereday (1972), Nóvoa (2009), Cavalcante et al. (2011, 2012, 2013, 2014); da mulher e a relação com a psicologia, como Holanda (2012), Chodorow (2002); a respeito da EaD, da tutoria e da prática pedagógica na EaD, como Litto (2009), Bruno e Lemgruber (2009). Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com abordagem Genealógica, baseada em Foucault (1982, 2003, 2007), posto que se ocupa em estudar a correlação entre discursos e práticas sociais e a explicitação do poder neles presentes, sem a preocupação de alinhar os acontecimentos. Além disso, faz-se uso de História Oral (ALBERTI, 2004; DELGADO, 2010), para trabalhar com o mosaico das experimentações e interpretações humanas em face de um acontecimento, com vistas ao maior enquadramento deste último, por compreender que o vivido e o sentido pelo outro têm um importante valor, na medida em que confere significado ao visto e ao testemunhado. Além da análise bibliográfica e documental, houve a recolha de evidências empíricas junto ao corpo docente, através de entrevistas semiestruturadas, bem como do estudo de ferramentas que monitoram a frequência e a participação no ambiente virtual de aprendizagem. O grupo de sujeitos entrevistados é formado por 12 (doze) professoras tutoras atuantes nas disciplinas pedagógicas da Licenciatura em Matemática ofertada pela UAB, nas instituições informadas. Os achados desta pesquisa, portanto, confirmam parcialmente a hipótese de partida: a feminização da docência, caracterizada pela inserção e participação das mulheres na docência na EaD, nas instituições investigadas, por meio da tutoria a distância, traz impactos em sua vida familiar e profissional, porém não se apresenta como uma causa direta do aprofundamento do processo de precarização da docência para o gênero feminino, uma vez que mulheres e homens são atingidos por esta precarização, em função da docência ser uma profissão destinada ao cuidado das massas, o que não se constitui como foco prioritário para o Estado patriarcal. Porém, no contexto da precarização, a mulher tende a ser a mais atingida, em virtude de toda a carga de atribuições sociais e culturais que a ela são delegadas, travestidas num senso de autocobrança e responsabilidade, porém sem direito pleno à salvaguarda das conquistas trabalhistas.pt_BR
dc.title.enThe feminization of teaching in distance education in a comparative perspective between the female distance tutor and the female teacher of the pastpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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