Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Luiz Botelho | - |
dc.contributor.author | Benvenuto, João Emanoel Ancelmo | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-08T17:24:03Z | - |
dc.date.available | 2015-12-08T17:24:03Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | BENVENUTO, João Emanoel Ancelmo. A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional. 2015. 262f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Música – Instrução e estudo – Avaliação – Fortaleza(CE) – Currículos | pt_BR |
dc.subject | Professores de música – Formação – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional – Avaliação – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Educational habitus in Music Education | pt_BR |
dc.subject | Professional music field | pt_BR |
dc.subject | Teacher education in music | pt_BR |
dc.title | A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa tem como intuito analisar as contribuições curriculares do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, que corroboram para a constituição do habitus docente em Música/Educação Musical pelos estudantes-egressos, investigando a atuação profissional destes sujeitos no campo social. O referencial teórico abordado no trabalho tem como base o pensamento de Bourdieu, utilizando-se dos conceitos de habitus e de campo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são do tipo qualitativo e buscam analisar o campo de atuação ocupado pelos sujeitos investigados, utilizando-se como recurso a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semi-estruturadas direcionada para os estudantes-egressos do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza. Na busca por uma compreensão ampliada da construção do campo da Música/Educação Musical, investigou-se o processo de formação do campo da Educação Musical no contexto escolar em nível nacional. Posteriormente, analisaram-se os elementos envolvidos na constituição do habitus docente em Educação Musical em nível local a partir de experiências acumuladas pelo curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, tendo como enfoque um olhar investigativo em torno da formação contemplada pelos estudantes-egressos do referido curso e a atuação profissional desses agentes no campo social. Por fim, a conclusão deste trabalho aponta que o habitus docente constituído, com base nas experiências formativas acumuladas no decorrer do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, foi fundamental para definição e escolha da grande maioria dos estudantes-egressos no campo de atuação profissional relacionado com a prática de ensino e de aprendizagem musical. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tese_jeabenvenuto.pdf | 10,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.