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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho-
dc.contributor.authorBenvenuto, João Emanoel Ancelmo-
dc.date.accessioned2015-12-08T17:24:03Z-
dc.date.available2015-12-08T17:24:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBENVENUTO, João Emanoel Ancelmo. A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional. 2015. 262f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMúsica – Instrução e estudo – Avaliação – Fortaleza(CE) – Currículospt_BR
dc.subjectProfessores de música – Formação – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectFormação profissional – Avaliação – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEducational habitus in Music Educationpt_BR
dc.subjectProfessional music fieldpt_BR
dc.subjectTeacher education in musicpt_BR
dc.titleA constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como intuito analisar as contribuições curriculares do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, que corroboram para a constituição do habitus docente em Música/Educação Musical pelos estudantes-egressos, investigando a atuação profissional destes sujeitos no campo social. O referencial teórico abordado no trabalho tem como base o pensamento de Bourdieu, utilizando-se dos conceitos de habitus e de campo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são do tipo qualitativo e buscam analisar o campo de atuação ocupado pelos sujeitos investigados, utilizando-se como recurso a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semi-estruturadas direcionada para os estudantes-egressos do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza. Na busca por uma compreensão ampliada da construção do campo da Música/Educação Musical, investigou-se o processo de formação do campo da Educação Musical no contexto escolar em nível nacional. Posteriormente, analisaram-se os elementos envolvidos na constituição do habitus docente em Educação Musical em nível local a partir de experiências acumuladas pelo curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, tendo como enfoque um olhar investigativo em torno da formação contemplada pelos estudantes-egressos do referido curso e a atuação profissional desses agentes no campo social. Por fim, a conclusão deste trabalho aponta que o habitus docente constituído, com base nas experiências formativas acumuladas no decorrer do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, foi fundamental para definição e escolha da grande maioria dos estudantes-egressos no campo de atuação profissional relacionado com a prática de ensino e de aprendizagem musical.pt_BR
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