Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14357
Type: Artigo de Periódico
Title: Percepção da enfermeira docente sobre sua qualidade de vida
Title in English: Perception of female nursing professors about their quality of life
Authors: Cruz, Amanda Miranda
Almeida, Natália Gondim de
Fialho, Ana Virgínia de Melo
Rodrigues, Dafne Paiva
Figueiredo, Juliana Vieira
Oliveira, Adriana Catarina de Souza
Keywords: Qualidade de Vida;Docentes de Enfermagem;Educação Superior
Issue Date: May-2015
Publisher: Rev Rene
Citation: CRUZ, A. M. et al. Percepção da enfermeira docente sobre sua qualidade de vida. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 382-90, maio/jun. 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: Objetivo: descrever a percepção de enfermeira docente sobre sua qualidade de vida. Métodos: estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em uma universidade pública, com 24 docentes de enfermagem, utilizando entrevista semiestruturada para obtenção dos dados. Falas gravadas, transcritas e analisadas pela técnica de Análise Categorial de Minayo, com as categorias: Definindo a qualidade de vida pela docente de enfermagem e Averiguando a existência da qualidade de vida. Resultados: as percepções se relacionaram ao equilíbrio na vida, boas condições de vida e redução de estresse. Revelou-se existência da qualidade de vida pela maioria, e quem não possuía ou a detinha de forma parcial relacionaram problemas ao ambiente ou carga horária do trabalho. Qualidade de vida foi relacionado à sensação de bem-estar e satisfação com a vida. Conclusão: qualidade de vida dos docentes de enfermagem tanto no ambiente laboral como pessoal, decorrem de inúmeros fatores, envolvendo ambiente e relações interpessoais.
Abstract: Objective: to describe the perception of female nursing professors about their quality of life. Methods: descriptive exploratory study with a qualitative approach, performed at a public university, with 24 nursing professors, using semistructured interviews to obtain the data. Speeches were recorded, transcribed and analyzed by Minayo’s categorical analysis, with the categories: defining quality of life by female nursing professors and checking the existence of quality of life. Results: perceptions were related to balance in life, good conditions of life and stress reduction. It proved the existence of quality of life for most of them, and for those who did not have it or had it partially one mentioned problems related to the environment or to the working hours. Quality of life was related to well-being and to a sense of life satisfaction. Conclusion: quality of life of female nursing professors both in the workplace and in their personal lives stem from several factors, involving environment and interpersonal relationships.
Abstract in Spanish: Objetivo: describir la percepción de enfermera docente acerca de su calidad de vida. Métodos: estudio descriptivo, exploratorio, cualitativo, en una universidad pública, con 24 docentes de enfermería, a través de entrevista semiestructurada para obtener datos. Hablas fueron grabadas, transcritas y analizadas por análisis categórico de Minayo, con las categorías: Definición de Calidad de Vida por la docente de enfermería y Determinar la existencia de la Calidad de Vida. Resultados: percepciones estaban relacionados al equilibrio en la vida, buenas condiciones de vida y reducción del estrés. Había Calidad de Vida para la mayoría, y que no tenía o mantenía parcialmente problemas relacionados con el medio ambiente u horas de trabajo. La Calidad de Vida estuvo relacionada con bienestar y satisfacción con la vida. Conclusión: La calidad de vida de docentes de enfermería, en el ámbito laboral y personal, se deriva de varios factores, relacionados con medio ambiente y relaciones interpersonales.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14357
ISSN: 2175-6783 On-line
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_amcruz.pdf239,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.