Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14296| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título : | Representações e aprendizado da leitura |
| Autor : | Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares |
| Palabras clave : | Representações;Aprendizagem;Clareza cognitiva;Leitura;Metacognição |
| Fecha de publicación : | 1998 |
| Editorial : | Revista Educação em Debate |
| Citación : | LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Representações e aprendizado da leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 36, p. 131-138, 1998.. Representações e aprendizado da leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 36, p. 131-138, 1998. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este estudo, extraído da Dissertação de Mestrado em Educação, intitulada: "Quais são as representações do aprendizado da leitura das crianças na França e no Brasil", na Universidade René Descartes - Paris V - Sorbonne, tenta relacionar as representações que acompanham a aprendizagem da leitura em crianças da periferia de Paris e de Fortaleza (Ceará). Tudo indica que, se por um lado, entre outros fatores, a clareza cognitiva facilita a aprendizagem, por sua vez, a confusão cognitiva a dificulta. A influência da origem social revela-se preponderante, sobretudo em Fortaleza. As representações metacognitivas das crianças cearenses dos segmentos sociais privilegiados se comparam às representações das crianças parisienses, todas de origens sociais confundidas, enquanto o grupo de crianças brasileiras desfavorecidas apresenta representações muito diferentes. Por outro lado, a dimensão do "prazer" no ato de ler, enfatizada pelas professoras e alunos na França, é aqui, pouco evocada. |
| Abstract: | This study (taken from a Master 's Degree in Education dissertation, defended at Paris V university), tries to show a relationship between the representations which accompany children learning to read, on the perifery of Paris and in Fortaleza, in North-East of Brazil. It appears that, among other factors, cognitive clarity helps learning while cognitive confusion makes learning more difficult has much less influence than social origin, especially in Fortaleza. The metacognitive attitudes of the brazilian children from segments of a socially priviledged society, in Fortaleza, compared favourably with the attitudes of the Paris children of all social levels, while brazilian children from underpriviledged segments of society presented very differents attitudes. On the other hand, the "pleasurable" dimension of the act of reading, enphatized by the teachers and students in France, is barely consideded in Brazil. |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14296 |
| ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1998_art_sdlins.pdf | 7,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.