Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14242
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A experiência do Prodema na pós-graduação brasileira: ciência para a sustentabilidade na UFC
Título em inglês: The experience of PRODEMA in Brazilian graduate education: science for sustainability at UFC
Autor(es): Rabelo, Laudemira Silva
Rabelo, Melca Silva
Freire, George Satander Sá
Oliveira, Vládia Pinto Vidal de
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Palavras-chave: Sustentabilidade;Pós-Graduação;Interdisciplinaridade;Prodema
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Pós-Graduação
Citação: RABELO, Laudemira Silva; RABELO, Melca Silva; FREIRE, George Satander Sá; OLIVEIRA, Vládia Pinto Vidal de; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. A experiência do Prodema na pós-graduação brasileira: ciência para a sustentabilidade na UFC. RBPG, Brasília, v. 10, n. 21, p. 633 - 660, outubro de 2013.
Resumo: A sustentabilidade insere-se em um contexto em que é necessário desvincular-se da visão disciplinar e adentrar na construção do saber interdisciplinar e complexo. A Rio + 20 trouxe à tona a urgência da mudança para um sistema econômico inclusivo denominado Economia Verde. Essa transformação irá demandar novos profissionais e cientistas que possam melhor transpor as barreiras para a real mudança. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Ceará, na construção do saber interdisciplinar frente às questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável no ensino de pós-graduação e na formação de profissionais aptos a contribuírem para a efetivação dos ideais propagados pela educação para a sustentabilidade.
Abstract: Sustainability is inserted in a context in which it must be extricated from disciplinary vision and included into the construction of complex and interdisciplinary knowledge. The Rio + 20 raised the urgency of moving to an inclusive economic system called Green Economy. This transformation will require new professionals and scientists that can better overcome barriers to real change. Thus, this paper aims to present the contributions of the Graduate Program in Environment and Development at the Federal University of Ceará (UFC) in the construction of interdisciplinary knowledge in the face of issues related to sustainable development arising in the context of graduate education and professional training.
Resumen: La sostenibilidad forma parte de un contexto en el que es necesario desvincularse de la visión disciplinaria y adentrar la construcción del conocimiento interdisciplinario y complejo. La cumbre Río + 20 planteó la urgencia de hacer un cambio hacia un sistema económico inclusivo llamado “Economía Verde”. Esta transformación requerirá de nuevos profesionales y científicos que puedan superar de una mejor forma los obstáculos para que haya un verdadero cambio. Por lo tanto, este trabajo tiene por objetivo presentar los aportes del Programa de Posgrado en Desarrollo y Medio Ambiente de la Universidad Federal de Ceará, en la construcción del conocimiento interdisciplinario frente a cuestiones relacionadas con el desarrollo sostenible en la enseñanza de posgrado y en la formación de profesionales capaces de contribuir a la realización de los ideales propagados por la educación para la sostenibilidad.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14242
ISSN: 1806-8405
2358-2332
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_lsrabelo.pdf314,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.