Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14242
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A experiência do Prodema na pós-graduação brasileira: ciência para a sustentabilidade na UFC |
Título en inglés: | The experience of PRODEMA in Brazilian graduate education: science for sustainability at UFC |
Autor : | Rabelo, Laudemira Silva Rabelo, Melca Silva Freire, George Satander Sá Oliveira, Vládia Pinto Vidal de Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales |
Palabras clave : | Sustentabilidade;Pós-Graduação;Interdisciplinaridade;Prodema |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | Revista Brasileira de Pós-Graduação |
Citación : | RABELO, Laudemira Silva; RABELO, Melca Silva; FREIRE, George Satander Sá; OLIVEIRA, Vládia Pinto Vidal de; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. A experiência do Prodema na pós-graduação brasileira: ciência para a sustentabilidade na UFC. RBPG, Brasília, v. 10, n. 21, p. 633 - 660, outubro de 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | A sustentabilidade insere-se em um contexto em que é necessário desvincular-se da visão disciplinar e adentrar na construção do saber interdisciplinar e complexo. A Rio + 20 trouxe à tona a urgência da mudança para um sistema econômico inclusivo denominado Economia Verde. Essa transformação irá demandar novos profissionais e cientistas que possam melhor transpor as barreiras para a real mudança. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Ceará, na construção do saber interdisciplinar frente às questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável no ensino de pós-graduação e na formação de profissionais aptos a contribuírem para a efetivação dos ideais propagados pela educação para a sustentabilidade. |
Abstract: | Sustainability is inserted in a context in which it must be extricated from disciplinary vision and included into the construction of complex and interdisciplinary knowledge. The Rio + 20 raised the urgency of moving to an inclusive economic system called Green Economy. This transformation will require new professionals and scientists that can better overcome barriers to real change. Thus, this paper aims to present the contributions of the Graduate Program in Environment and Development at the Federal University of Ceará (UFC) in the construction of interdisciplinary knowledge in the face of issues related to sustainable development arising in the context of graduate education and professional training. |
Resumen en español: | La sostenibilidad forma parte de un contexto en el que es necesario desvincularse de la visión disciplinaria y adentrar la construcción del conocimiento interdisciplinario y complejo. La cumbre Río + 20 planteó la urgencia de hacer un cambio hacia un sistema económico inclusivo llamado “Economía Verde”. Esta transformación requerirá de nuevos profesionales y científicos que puedan superar de una mejor forma los obstáculos para que haya un verdadero cambio. Por lo tanto, este trabajo tiene por objetivo presentar los aportes del Programa de Posgrado en Desarrollo y Medio Ambiente de la Universidad Federal de Ceará, en la construcción del conocimiento interdisciplinario frente a cuestiones relacionadas con el desarrollo sostenible en la enseñanza de posgrado y en la formación de profesionales capaces de contribuir a la realización de los ideales propagados por la educación para la sostenibilidad. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14242 |
ISSN : | 1806-8405 2358-2332 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_lsrabelo.pdf | 314,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.