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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Eficiência nos gastos públicos em educação fundamental nos municípios do Rio Grande do Norte
Título en inglés: Public spending efficiency on basic education in Rio Grande do Norte municipalities
Autor : Dantas, Fabiano da Costa
Costa, Edward Martins
Silva, Jorge Luiz Mariano da
Palabras clave : Eficiência;Educação;Rio Grande do Norte
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Revista Econômica do Nordeste
Citación : DANTAS, Fabiano da Costa; COSTA, Edward Martins; SILVA, Jorge Luiz Mariano da. Eficiência nos gastos públicos em educação fundamental nos municípios do Rio Grande do Norte. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 46, p. 1-20, 2015.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo mensurar o grau de eficiência na alocação dos recursos públicos oriundos do FUNDEB em educação fundamental dos municípios do Rio Grande do Norte no ano de 2011. Parte-se do pressuposto de que a relação entre as políticas públicas educacionais dos governos municipais e a preocupação com a eficiência na alocação dos recursos em educação se limita apenas em aumentar os gastos em educação. Pretende-se, a partir do modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA) com Retornos Variáveis de Escala (VRS), estimar as eficiências dos gastos púbicos municipais em educação e expurgar o problema dos outliers, através do modelo de supereficiência. Estimações apontam que os municípios do Rio Grande do Norte não alocam seus recursos públicos em educação fundamental de maneira eficiente.
Abstract: This paper aims to measure the degree of efficiency in the allocation of public resources in education from the FUNDEB in elementary education in the towns of Rio Grande do Norte in 2011. This is on the assumption that the relation between the educational policies of local governments and concern for efficiency in the allocation of resources in education is limited only to increase spending on education. It is intended from the model of Data Envelopment analysis, (DEA), with Variable Returns to Scale (VRS), estimate the efficiency of spending on education and municipal pubic purging the problem of outliers, through the model super efficiency. Estimations show that the municipalities of Rio Grande do Norte do not allocate their resources in public elementary education efficiently.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14233
ISSN : 0100-4956
2357-9226
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Artigos publicados em revista científica

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