Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Maria Estrela Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-27T13:19:13Z | - |
dc.date.available | 2015-11-27T13:19:13Z | - |
dc.date.issued | 1994 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Formação do profissional de educação: necessidades sociais e princípio básico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 58-70, 1994. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14197 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Profissional da educação | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Necessidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Princípio básico | pt_BR |
dc.title | Formação do profissional de educação: necessidades sociais e princípio básico | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A questão da formação de educadores apresenta-se como fundamental na análise da problemática educacional brasileira. Há várias tendências que tentam centralizar ou reduzir toda a análise da nossa educação nesta questão, partindo de uma visão puramente técnico-metodológica. Outras tendências, porém, descobriram que a formação de educadores é apenas um dos elementos de um todo social, complexo e contraditório, onde recebe influência mas também o influencia. A partir deste pressuposto, entende que a educação é uma prática social estritamente vinculada ao processo histórico da atividade social e produtiva dos homens. Partindo desse último grupo de tendências, análise dos problemas da educação brasileira, mais especialmente no nosso caso, da formação do educador, terá que ser contextualizada e historicizada. A redução em analisar a questão educacional somente sob o prisma da formação do educador, cairia inevitavelmente num pedagogismo ingênuo e idealista. Numa tentativa de superar isto, necessário se faz partir de uma concepção crítico-dialética que tem como característica fundamental a compreensão da realidade social como totalidade... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1994_art_meafernandes.pdf | 13,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.