Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14085
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Resumo do mestrado em educação |
Autor(es): | Felismino, Sandra Cordeiro |
Palavras-chave: | Relação intelectual-massa;Ideologia burguesa;Manifesto comunista |
Data do documento: | 1988 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | FELISMINO, Sandra Cordeiro. Resumo do mestrado em educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 221-225, 1988. |
Resumo: | A relação intelectual-massa na obra que fazer? A questão da relação intelectual-massa tem sido objeto de discussão desde os primeiros movimentos operários registrados pela história. Com Marx ela apareceu, a nosso ver, visível nos escritos dos 1845-1847 ou seja nas Teses sobre Feuerbach e no Manifesto Comunista. Na décima primeira tese ele chama atenção para o fato de que a teoria deve materializar-se em prática transformadora da realidade deixando implícita a ideia da passagem necessária do pensamento à ação, enquanto no Manifesto, de forma explícita ele afirma que, inevitavelmente, "parte dos ideólogos burgueses ao chegar à compreensão teórica do movimento histórico passa-se para proletariado, levando consigo numerosos elementos de educação política". (p, 21)... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14085 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1988_art_scfelismino.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.