Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13852
Tipo: Artigo de Evento
Título: Observatório tecnológico: espaço para ensino e pesquisa
Autor(es): Carmo, Breno Barros Telles do
Albertin, Marcos Ronaldo
Montenegro, Nadja Glheuca da Silva Dutra
Rocha, Natacha Gadelha
Palavras-chave: Demandas tecnológicas;Integração;Micro e pequenas empresas;Oportunidades de negócio
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Citação: CARMO, B. B. T. et al. Observatório tecnológico: espaço para ensino e pesquisa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. 35., 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: 2007.
Resumo: Este trabalho descreve a estruturação de um Observatório Tecnológico para apoiar o Programa de Mestrado da Engenharia de Produção em Gestão de Produção e Operações da Universidade Federal do Ceará e realizar projetos de extensão e pesquisa. É proposta uma pesquisa de lideranças e potencialidades econômicas no estado do Ceará para apoiar o desenvolvimento socioeconômico regional através do mapeamento de cadeias produtivas regionalizadas. O objetivo do laboratório é identificar oportunidades para articular ações e iniciativas de caráter cooperativo, colaborativo e endógeno. Os projetos buscam a integração da universidade com o setor produtivo do Estado, empresas público-privadas e órgãos de fomento à pesquisa. Busca-se a complementaridade de objetivos, visto que as empresas têm dificuldade na elaboração de projetos e processamento de informações. Por outro lado, a universidade recebe recursos para capital e custeio dos órgãos de fomento e se aproxima da comunidade empresarial, cumprindo com a sua missão. Os professores têm um espaço rico para desenvolvimento e aplicação de conhecimentos. Os alunos desenvolvem competências acadêmicas e profissionais. Os resultados dos projetos servem como matériaprima para publicações científicas, que geram frutos de conhecimento e inovações nas empresas. Por último, se propõe um sistema informatizado de monitoramento dos arranjos produtivos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13852
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_eve_mralbertin_observatorio.pdf355,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.