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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13852
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carmo, Breno Barros Telles do | - |
dc.contributor.author | Albertin, Marcos Ronaldo | - |
dc.contributor.author | Montenegro, Nadja Glheuca da Silva Dutra | - |
dc.contributor.author | Rocha, Natacha Gadelha | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-28T16:11:11Z | - |
dc.date.available | 2015-10-28T16:11:11Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, B. B. T. et al. Observatório tecnológico: espaço para ensino e pesquisa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. 35., 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13852 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Demandas tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | Micro e pequenas empresas | pt_BR |
dc.subject | Oportunidades de negócio | pt_BR |
dc.title | Observatório tecnológico: espaço para ensino e pesquisa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho descreve a estruturação de um Observatório Tecnológico para apoiar o Programa de Mestrado da Engenharia de Produção em Gestão de Produção e Operações da Universidade Federal do Ceará e realizar projetos de extensão e pesquisa. É proposta uma pesquisa de lideranças e potencialidades econômicas no estado do Ceará para apoiar o desenvolvimento socioeconômico regional através do mapeamento de cadeias produtivas regionalizadas. O objetivo do laboratório é identificar oportunidades para articular ações e iniciativas de caráter cooperativo, colaborativo e endógeno. Os projetos buscam a integração da universidade com o setor produtivo do Estado, empresas público-privadas e órgãos de fomento à pesquisa. Busca-se a complementaridade de objetivos, visto que as empresas têm dificuldade na elaboração de projetos e processamento de informações. Por outro lado, a universidade recebe recursos para capital e custeio dos órgãos de fomento e se aproxima da comunidade empresarial, cumprindo com a sua missão. Os professores têm um espaço rico para desenvolvimento e aplicação de conhecimentos. Os alunos desenvolvem competências acadêmicas e profissionais. Os resultados dos projetos servem como matériaprima para publicações científicas, que geram frutos de conhecimento e inovações nas empresas. Por último, se propõe um sistema informatizado de monitoramento dos arranjos produtivos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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