Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13521
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O significado de ser humano para os discentes de enfermagem sob o olhar da complexidade |
Title in English: | The meaning of being human for the nursery students under the sight of complexity |
Authors: | Ribeiro, Juliana Aparecida Sousa, Francisca Georgina Macedo de Nascimento, Keyla Cristiane do Marcelino, Gabriela Erdmann, Alacoque Lorenzini |
Keywords: | Características humanas;Enfermagem;Filosofia |
Issue Date: | Sep-2006 |
Publisher: | Rev Rene |
Citation: | RIBEIRO, J. A. et al. O significado de ser humano para os discentes de enfermagem sob o olhar da complexidade. Rev. RENE., Fortaleza, v.7, n.3, p. 56-62, set./dez. 2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Estudo exploratório de natureza qualitativa, que teve por objetivo compreender o significado de “ser humano” explicitado pelos alunos/as de Enfermagem de uma Universidade Pública do sul do país. Para obtenção dos dados foi usada a entrevista baseada na questão norteadora “O que significa o Ser Humano para você?” A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2004. Os dados foram analisados, agrupados e, identificado os conteúdos temáticos, resultando em cinco categorias: ser social, ser de totalidade, ser de fé, ser para si e para o outro e ser complexo. Na busca da compreensão de ser humano foi possível caracterizá-lo como ser complexo e apreendê-lo no que se mostra como características inatas e aquelas desenvolvidas como meio para a sobrevivência. Conclui-se que o ser humano percebe o outro segundo suas necessidades e individualidades, atributo necessário para que futuros cuidadores respeitem o ser único na sua complexidade. |
Abstract: | The purpose of this exploratory, qualitative study was to comprehend the meaning of “being human” as explained by the Nursing students of a Federal University in the south of Brazil. The data was obtained through interviews, based upon the guiding question, “What does Being Human mean to you?” The data was collected, analyzed, grouped, and its content was accordingly identified into the following five categories: social beings, beings of totality, faith beings, beings to themselves and to others, and complex beings. In an effort to better comprehend humanity, it is beneficial to classify humans as complex beings, and understand them according to certain innate characteristics as well as certain characteristics that are developed through survival efforts. This article concludes that humans perceive one another according to their own needs and individualities. It is a necessary attribute for future care-givers to respect individual beings in their complexity. |
Abstract in Spanish: | Se trata de un estudio de naturaleza cualitativa, de tipo exploratorio, que tuvo como objetivo comprender el significado del “ser humano” manifestado por las(os) alumnas(os) de Enfermería de una Universidad Pública del Sur de Brasil. Para recolectar los datos se utilizó como estrategia la entrevista con base en la siguiente cuestión orientadora: ¿Qué significa el Ser Humano para Usted? La colecta de los datos se realizó durante los meses de octubre y noviembre del 2OO4. Luego, los datos fueron analizados, agrupados, y a través de los contenidos temáticos emergieron cinco categorías tales como: ser social, ser de totalidad, ser de fe, ser para sí y para el otro y ser complejo. En la búsqueda de la comprensión sobre el significado del ser humano fue posible caracterizarlo como un ser complejo y aprehenderlo tal y conforme se muestra con sus características innatas, así como, aquellas desarrolladas como medios para su supervivencia. Se concluye que el ser humano percibe al otro a partir de sus necesidades e individualidades, siendo éste un atributo necesario para que los futuros cuidadores respeten a ese ser único y singular en su complejidad. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13521 |
ISSN: | 2175-6783 (Online) |
Appears in Collections: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_art_jaribeiro.pdf | 81,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.