Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13332
Tipo: Dissertação
Título: Números binomiais: uma abordagem combinatória para o ensino médio
Título em inglês: Binomial numbers: a combinatorial approach for high school
Autor(es): Silva, Márcio Rebouças da
Orientador: Rogério, José Robério
Palavras-chave: Matemática;Probabilidades;Números binomiais;Triângulo de Pascal
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, Márcio Rebouças da. Números binomiais: uma abordagem combinatória para o ensino médio. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar uma abordagem, para o Ensino Médio, de números binomiais (incluindo as propriedades do triângulo de Pascal e binômio de Newton), contendo as demonstrações combinatórias, ao utilizar dupla contagem, juntamente com as demonstrações algébricas, como parcialmente já é feito, além de generalizar, citando os números trinomiais (incluindo as propriedades da pirâmide de Pascal) e os números multinomiais (incluindo o polinômio de Leibniz).
Abstract: This project aims at presenting an approach of binomial numbers for high school (including Pascal’s triangle properties and binomial of Newton), containing the combinatorial statements when using double counting, along with algebraic demonstrations, as part is already done in addition to generalize, citing the trinomial numbers (including the properties of the Pascal pyramid) and multinomial numbers (including the Leibniz’s polynomial).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13332
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_mrsilva.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.