Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13332
Tipo: Dissertação
Título : Números binomiais: uma abordagem combinatória para o ensino médio
Título en inglés: Binomial numbers: a combinatorial approach for high school
Autor : Silva, Márcio Rebouças da
Tutor: Rogério, José Robério
Palabras clave : Matemática;Probabilidades;Números binomiais;Triângulo de Pascal
Fecha de publicación : 2015
Citación : SILVA, Márcio Rebouças da. Números binomiais: uma abordagem combinatória para o ensino médio. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem por finalidade apresentar uma abordagem, para o Ensino Médio, de números binomiais (incluindo as propriedades do triângulo de Pascal e binômio de Newton), contendo as demonstrações combinatórias, ao utilizar dupla contagem, juntamente com as demonstrações algébricas, como parcialmente já é feito, além de generalizar, citando os números trinomiais (incluindo as propriedades da pirâmide de Pascal) e os números multinomiais (incluindo o polinômio de Leibniz).
Abstract: This project aims at presenting an approach of binomial numbers for high school (including Pascal’s triangle properties and binomial of Newton), containing the combinatorial statements when using double counting, along with algebraic demonstrations, as part is already done in addition to generalize, citing the trinomial numbers (including the properties of the Pascal pyramid) and multinomial numbers (including the Leibniz’s polynomial).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13332
Aparece en las colecciones: PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_dis_mrsilva.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.