Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13279
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Aspectos psicológicos que permeiam a vivência profissional de saúde de UTIN |
Authors: | Nunes, Mykaella Cristina Antunes Monteiro, Katia Cristine Cavalcante Aguiar, Cristiana Carla Medeiros Luz, Isabelle Freitas |
Keywords: | Profissional de saúde;Unidade de Terapia Intensiva Neonatal;Saúde Mental |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Revista Extensão em Ação |
Citation: | NUNES, Mykaella Cristina Antunes; MONTEIRO, Katia Cristine Cavalcante; AGUIAR, Cristiana Carla Medeiros et al. Aspectos psicológicos que permeiam a vivência profissional de saúde de UTIN. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 1, n. 4, 2013. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/25/84>. Acesso em: 18 set. 2015 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este estudo tem como objetivo compreender as vivências do profissional de saúde que trabalha em uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) e as repercussões dessas vivências para a saúde mental dele. Para isso, utilizou-se o método descritivo de abordagem qualitativa e de cunho fenomenológico, através de entrevista semi-estruturada com 11 profissionais de saúde (2 médicas, 2 enfermeiras, 2 técnicas de enfermagem, 3 fisioterapeutas, 1 psicóloga e 1 assistente social) de uma Maternidade Escola, localizada em Fortaleza, CE, nos meses de maio e outubro de 2011. Foram identificadas três unidades de significado: (1) a relação profissional/recém-nascido/família; (2) a tecnologia e o humano; e (3) UTIN e saúde mental. O relato dos profissionais demonstrou que: (1) ser profissional de saúde de UTIN exige qualificação profissional, conhecimento científico, conhecimento técnico e equilíbrio emocional; (2) os profissionais se sentem incomodados e impotentes diante da realização de procedimentos mais invasivos como também preferem que os pais se ausentem da unidade durante a realização desses; (3) os profissionais procuram se comunicar com a família do recém-nascido numa linguagem compreensível a ela; e (4) temem a formação do vínculo mãe-bebê em virtude da iminência de morte. A partir dessa pesquisa, espera-se discutir as questões que podem melhorar a condição de quem assiste aos pacientes bem como contribuir para o enriquecimento e a humanização da relação profissional–paciente na UTIN. |
Abstract: | This study aims to understand the experiences of the health professional who works in a Neonatal Intensive Care Unit (NICU) and their impact on mental health experiences of them. For this, we used descriptive method with qualitative approach and phenomenological nature, through semi-structured interviews with 11 health professionals (two doctors, two nurses, two nursing techniques, three physiotherapists, one psychologist and one social worker) of a maternity hospital, located in Fortaleza, in the months of May and October 2011. We identified three units of meaning: (1) the professional / newborn / family, (2) technology and human, and (3) NICU and mental health. The report showed that the professionals: (1) health care workers in the NICU requires professional training, scientific knowledge, technical expertise and emotional balance, (2) professionals feel uncomfortable and helpless before performing more invasive procedures as well they prefer that parents be absent during the course unit thereof, (3) professionals seek to communicate with the family of the newborn in a language understandable, and (4) fear the formation of mother-baby bond because of the imminence of death. From this research is expected to discuss issues that can improve the condition of those who attend to patients as well as contribute to the enrichment and humanization of professional-patient relationship in the NICU. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13279 |
ISSN: | 2316-400X |
Appears in Collections: | PREX - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_art_mcanunes.pdf | 373,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.