Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13165
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | IV Conferência Brasileira de Educação |
Autor : | Damasceno, Maria Nobre |
Palabras clave : | Educação;Constituinte;Ensino Fundamental;Democratização do ensino público |
Fecha de publicación : | 1986 |
Editorial : | Revista Educação e Debate |
Citación : | DAMASCENO, M. N. (1986) |
Resumen en portugués brasileño: | A IV Conferência Brasileira de Educação - CBE, realizada em Goiânia de 2 a 5 de setembro de 1986, reuniu mais de 6 mil educadores para debater o tema básico: Educação e Constituinte. A abertura do IV CBE foi marcada pela palestra do Prof. Octavio lanni (PUC-SP) enfocando o tema: Estado, Cultura e Sociedade. O sociólogo ressaltou a importância de uma visão ampla de cultura para uma correta compreensão das relações entre Estado e Sociedade. Para tanto, a cultura deve ser entendida não como resultado das políticas das classes dominantes, mas como expressão das diferentes classes sociais. O palestrante deixou claro que a contradição constitui a marca da nossa democracia, pois, "há uma persistência e uma reiteração do autoritarismo e do golpismo, sempre que a democracia avança e sempre que ocorre mobilização e conquista dos direitos democráticos". Destacou ainda que ao longo da nossa história "a fisionomia da Nação tem pouco ou nada a ver com o povo"... |
Descripción : | DAMASCENO, Maria Nobre. IV Conferência Brasileira de Educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 12, p. 107-120, 1986. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13165 |
ISSN : | 0102-1117 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1986_art_mndamasceno.pdf | 8,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.