Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13160
Type: | Dissertação |
Title: | O Laboratório de ciências da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemática do segundo ano do ensino médio |
Title in English: | The natural sciences Laboratory: an interdisciplinary approach for the second year of high school math teachers |
Authors: | Maranhão, Roquelany Batista |
Advisor: | Maia, Jose Alberto Duarte |
Co-advisor: | Santos, Maria José Costa dos |
Keywords: | Matemática - Estudo e Ensino;Abordagem interdisciplinar do conhecimento |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | MARANHÃO, Roquelany Batista. O Laboratório de ciências da natureza: uma proposta interdisciplinar para professores de matemática do segundo ano do ensino médio. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino da Matemática centrado em si mesmo, desvinculado do cotidiano e sem aplicabilidade direta, tem se mostrado como um fator desencadeante do desinteresse dos alunos da escola pública pela disciplina Matemática. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de ensino, visando contribuir para minimizar o desinteresse dos alunos, pela disciplina Matemática. O presente trabalho propôs uma ação de cunho interdisciplinar como ferramenta de articulação entre os conhecimentos da Matemática e das Ciências da Natureza no âmbito dos laboratórios de Física, de Química e de Biologia, com alunos de duas turmas de 2.º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará, com o intuito de desenvolver competências e construir conhecimentos para a vida. Foram realizadas atividades (teóricas e experimentais), de cunho interdisciplinar com áreas comuns a matemática (a Física, a Química e a Biologia), nos Laboratórios de Ciências da Natureza(LCN). Os resultados apontaram que os sujeitos aderiram aos procedimentos metodológicos, e reagiram positivamente diante dos resultados obtidos por meio dos experimentos realizados no LCN. Após o desenvolvimento das práticas, verificou-se que a atividade interdisciplinar contribuiu para uma visão da disciplina Matemática de forma mais significativa, e concluiu-se, então, que essa proposta forneceu ao professor uma ferramenta eficaz contra o desinteresse em matemática pelos alunos. |
Abstract: | The teaching of mathematics self-centered, disconnected from everyday life and without direct applicability, has proven to be a trigger disinterest of public school students in mathematics discipline. The objective of this study was to present an educational proposal, to contribute to minimize the disaffection of students in mathematics discipline. This paper proposed an action interdisciplinary nature as coordination tool between the knowledge of mathematics and natural sciences under the Physics laboratories of Chemistry and Biology, with students from two classes of 2nd year of High School a public school in the state of Ceará, in order to develop skills and build skills for life. Activities (theoretical and experimental) were performed in an interdisciplinary nature with common mathematical areas (Physics, Chemistry and Biology), the Natural Sciences Laboratories (LCN). The results showed that the subjects joined the methodological procedures, and reacted positively on the results obtained through experiments on LCN. After the development of practices, it was found that the interdisciplinary activity contributed to a view of mathematics discipline more significantly, and concluded, then, that the proposal gave the teacher an effective tool against the disinterest in mathematics by students |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13160 |
Appears in Collections: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_rbmaranhao.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.