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dc.contributor.authorDamasceno, Maria Nobre-
dc.date.accessioned2015-08-21T11:25:50Z-
dc.date.available2015-08-21T11:25:50Z-
dc.date.issued1986-
dc.identifier.citationDamasceno, M. N. (1986)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13150-
dc.descriptionDAMASCENO, Maria Nobre. O processo de seletividade social e o vestibular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 11, p. 29-40, 1986.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectDesigualdades educacionaispt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSeletividade socialpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleO processo de seletividade social e o vestibularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o advento da sociedade capitalista, consolidada mediante a ascensão da burguesia à condição de classe social dominante, consubstancia-se a escola pública, cujo o ideal é apropriado por essa nova classe redefinindo o projeto da escola pública universal e gratuita, a partir da concepção de mundo da burguesia (o liberalismo burguês). O liberalismo entendido como um sistema de ideias elaborado por pensadores ingleses e franceses no contexto das lutas de classe da burguesia contra a aristocracia, defende princípios como igualdade de direitos e oportunidades; destruição de privilégios hereditários, respeito às capacidades e iniciativas individuais e educação universal e gratuita para todos...pt_BR
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