Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13143
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Prática educativa e consciência do campesinato: uma contribuição ao Estudo da Educação Popular, realizada nas Comunidades de Base
Autor : Damasceno, Maria Nobre
Palabras clave : Educação popular;Campesinato;Comunidades de Base;Práticas educativas
Fecha de publicación : 1985
Editorial : Revista Educação e Debate
Citación : Damasceno, M. N. (1985)
Resumen en portugués brasileño: O ponto de partida do presente trabalho é a compreensão da educação como uma prática histórica e social que se liga diretamente, quer às condições materiais de existência, quer à realidade subjetiva - o modo de pensar e as concepções do mundo do grupo social onde a mesma se realiza. Isso ocorre porque os grupos humanos não produzem apenas a vida material, mas ao fazê-lo, elaboram ao mesmo tempo, um conjunto de ideias, de representações que se vinculam às condições de existência; e mais ainda, a produção não material de um grupo pode levá-lo a ultrapassar as condições de existência e contribuir para a transformação da realidade objetiva. Na raiz desse nosso modo de entender a educação como uma prática profundamente articulada aos fatos fundamentais que constituem o cerne da sociedade, quais sejam a produção, a reprodução e a transformação social, tanto quanto o respaldo teórico, têm pesado a convivência e a reflexão envolvendo a realidade de grupos populares, notadamente os camponeses...
Descripción : DAMASCENO, Maria Nobre. Prática educativa e consciência do campesinato: uma contribuição ao Estudo da Educação Popular, realizada nas Comunidades de Base. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 8, n. 10, p. 33-51, 1985.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13143
ISSN : 0102-1117
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1985_art_mndamasceno.pdf9,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.