Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorAraújo, Paula Francineti Ribeiro de-
dc.date.accessioned2015-07-30T13:35:38Z-
dc.date.available2015-07-30T13:35:38Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationAraújo, P. F. R.; Leurquin, E. V. L. F. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13038-
dc.descriptionARAÚJO, Paula Francineti Ribeiro de. Cenas do estágio curricular supervisionado: descrição, interpretação e análise discursivo-enunciativas de práticas dos professores em formação. 2013. 194f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAnalyse critique de discourspt_BR
dc.subjectModalité (linguistique)pt_BR
dc.subjectModalidade (Linguística)pt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectProfessores e alunos – Maranhão – Atitudespt_BR
dc.subjectAmbientes de sala de aulapt_BR
dc.titleCenas do estágio curricular supervisionado: descrição, interpretação e análise discursivo-enunciativas de práticas dos professores em formaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese tem como objetivo principal compreender como as atividades de Língua Portuguesa acontecem em sala de aula. Em especial são nossos objetivos: identificar as figuras de ação e as marcas enunciativas mobilizadas nas representações dos estagiários e professoras-regentes sobre seu agir; analisar e interpretar, a partir das descrições das atividades realizadas em sala de aula, os conflitos e impedimentos de trabalho efetivos, considerando as condições que são oferecidas aos estagiários para cumprirem seus objetivos predefinidos. A pesquisa é norteada pelos questionamentos: como os estagiários ensinam de fato Língua Portuguesa? Quais figuras de ação e marcas enunciativas são manifestadas nos discursos verbalizados pelos estagiários e pelas professoras-regentes sobre seu agir? Quais ações os estagiários realizam diante dos impedimentos e conflitos efetivos de trabalho para cumprirem seus objetivos predefinidos? Trata-se de um Estudo de Caso, aliado à Clínica da Atividade (CLOT, 2010), fundamentado no Interacionismo Sociodiscursivo, trazendo e adaptando, de modo criterioso, a contribuição de outros pesquisadores, de diferentes correntes e de outras disciplinas. Refletimos ainda sobre o processo da transposição didática (VERRET, 1975; CHEVALLARD, 1991; BRONCKART & PLAZAOLA GIGER, 1998; PERRENOUD, 1998; MACHADO, 2009; CHATEL, 1995/2001), considerando os entraves para sua realização no ensino de Língua Portuguesa durante o estágio curricular obrigatório dos alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Revisamos as principais teorias da ação que inspiraram o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo. E para nos ajudar a entender o agir dos estagiários e professoras-regentes em situação de trabalho, nos respaldamos em (CICUREL, 2011). Para análise dos segmentos temáticos, selecionados e transcritos dos comentários e avaliações, produzidos a partir das filmagens das autoconfrontações simples e cruzadas, optamos pelo nível superficial, mas especificamente, pelas figuras de ação (BULEA & FRISTALON, 2004; BULEA, 2010; BRONCKART, 2008; BRONCKART & BULEA, memeo), pelas marcas enunciativas de agentividade e modalizações (BULEA, 2004; BRONCKART, 2007). No corpus analisado, identificamos as seis configurações linguísticas que correspondem às grandes interpretações do agir que nos revelaram as dimensões do agir dos estagiários e das professoras-regentes no plano motivacional: figuras de ação acontecimento passado interna, acontecimento passado interna e externa, ocorrência interna e uma forte predominância de modalizações pragmáticas e deôntica; no plano da intencionalidade: experiência, ação acontecimento passado interna e externa, ocorrência interna e externa, canônica externa, performance e a predominância de modalizações pragmáticas, apreciativas e deônticas; no plano dos recursos (tipificação do agir): ocorrência interna e externa, definição externa e canônica externa, experiência interna, experiência interna e externa, acontecimento passado e a predominância de modalizações pragmáticas, apreciativas, lógicas e deônticas; no plano dos recursos (ferramentas materiais): definição, acontecimento passado interna e externa e a predominância de modalizações pragmáticas, apreciativas e deônticaspt_BR
dc.title.enScènes de stage supervisés:description, intérpretation e analyse des pratiques discursif-énonciative des enseignants em formationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tese_pfraraujo.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.