Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13026
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Furtado, Eliane Dayse Pontes | - |
dc.contributor.author | Nobre, Eliacy dos Santos Saboya | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-27T16:58:02Z | - |
dc.date.available | 2015-07-27T16:58:02Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Eliacy dos Santos Saboya. Docência e politicidade na Educação de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores. 2015. 251f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13026 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação de adultos - Crato(CE) - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia crítica - Crato(CE) | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos - Crato(CE) | pt_BR |
dc.subject | Jovens – Educação – Crato(CE) | pt_BR |
dc.title | Docência e politicidade na Educação de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa objetiva examinar as especificidades da docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobretudo no que diz respeito à politicidade da educação escolar. Optou-se por voltar a reflexão sobre os aspectos político-pedagógicos da prática educativa com a convicção de que é necessário revitalizar e ampliar essa discussão para o atual contexto histórico, fomentando um diálogo radical a respeito do contributo que a ação docente pode oferecer à classe trabalhadora no processo de conscientização. A pesquisa tem como fonte de investigação as significações pessoais e coletivas do professorado que atua nessa modalidade de ensino. À luz das formulações teóricas de Paulo Freire, investiga-se de que forma os professores de jovens e adultos da rede pública municipal do Crato contribuem para a elevação da consciência crítica de seus educandos via alfabetização escolar. Além da pesquisa de campo, realizou-se uma análise documental dos principais dispositivos que norteiam e normatizam a EJA no Brasil. A parte central deste trabalho foi constituída pela análise das entrevistas semiestruturadas, realizadas com 25 professores que lecionam nas turmas de EJA da rede pública municipal do Crato-CE. Para tanto, optou-se pela Análise de Conteúdo (AC). Discutiu-se, aqui, a respeito de oito temáticas, a saber: (i) identidade e formação docente; (ii) a opção pelo magistério; (iii) a inserção profissional na EJA; (iv) a compreensão do que é EJA; (v) os limites e as possibilidades da docência nessa modalidade de ensino; (vi) a escola como locus de elevação da consciência crítica; (vii) a relação entre alfabetização e transformação da realidade; e (viii) a importância de saber ler e escrever na sociedade vigente. Embora com vários limites - tais como a crença de alguns no poder estrito do “esforço pessoal”, além dos desafios enfrentados pelos docentes, como baixos salários, excessiva jornada de trabalho, precarização na oferta da EJA, dentre outros – concluiu-se, mediante análise dos discursos e significações, que a práxis dialógica e problematizadora dos professores da EJA possibilita profícuos questionamentos e auxilia na formação de subjetividades críticas, capazes de estabelecer uma visão analítica e dialética da realidade circundante. | pt_BR |
dc.title.en | Teaching and political nature in the Youth and Adult Education: with the word, teachers | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tese_essnobre.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.