Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFurtado, Eliane Dayse Pontes-
dc.contributor.authorNobre, Eliacy dos Santos Saboya-
dc.date.accessioned2015-07-27T16:58:02Z-
dc.date.available2015-07-27T16:58:02Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNOBRE, Eliacy dos Santos Saboya. Docência e politicidade na Educação de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores. 2015. 251f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13026-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectProfessores de educação de adultos - Crato(CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectPedagogia crítica - Crato(CE)pt_BR
dc.subjectEducação de adultos - Crato(CE)pt_BR
dc.subjectJovens – Educação – Crato(CE)pt_BR
dc.titleDocência e politicidade na Educação de Jovens e Adultos: com a palavra, os professorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa objetiva examinar as especificidades da docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobretudo no que diz respeito à politicidade da educação escolar. Optou-se por voltar a reflexão sobre os aspectos político-pedagógicos da prática educativa com a convicção de que é necessário revitalizar e ampliar essa discussão para o atual contexto histórico, fomentando um diálogo radical a respeito do contributo que a ação docente pode oferecer à classe trabalhadora no processo de conscientização. A pesquisa tem como fonte de investigação as significações pessoais e coletivas do professorado que atua nessa modalidade de ensino. À luz das formulações teóricas de Paulo Freire, investiga-se de que forma os professores de jovens e adultos da rede pública municipal do Crato contribuem para a elevação da consciência crítica de seus educandos via alfabetização escolar. Além da pesquisa de campo, realizou-se uma análise documental dos principais dispositivos que norteiam e normatizam a EJA no Brasil. A parte central deste trabalho foi constituída pela análise das entrevistas semiestruturadas, realizadas com 25 professores que lecionam nas turmas de EJA da rede pública municipal do Crato-CE. Para tanto, optou-se pela Análise de Conteúdo (AC). Discutiu-se, aqui, a respeito de oito temáticas, a saber: (i) identidade e formação docente; (ii) a opção pelo magistério; (iii) a inserção profissional na EJA; (iv) a compreensão do que é EJA; (v) os limites e as possibilidades da docência nessa modalidade de ensino; (vi) a escola como locus de elevação da consciência crítica; (vii) a relação entre alfabetização e transformação da realidade; e (viii) a importância de saber ler e escrever na sociedade vigente. Embora com vários limites - tais como a crença de alguns no poder estrito do “esforço pessoal”, além dos desafios enfrentados pelos docentes, como baixos salários, excessiva jornada de trabalho, precarização na oferta da EJA, dentre outros – concluiu-se, mediante análise dos discursos e significações, que a práxis dialógica e problematizadora dos professores da EJA possibilita profícuos questionamentos e auxilia na formação de subjetividades críticas, capazes de estabelecer uma visão analítica e dialética da realidade circundante.pt_BR
dc.title.enTeaching and political nature in the Youth and Adult Education: with the word, teacherspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tese_essnobre.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.