Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Francisco Regis Vieira-
dc.contributor.authorMacedo, Marcos Antônio de-
dc.date.accessioned2015-06-30T12:57:37Z-
dc.date.available2015-06-30T12:57:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMACEDO, Marcos Antônio de. Manifestação geométrica das formas indeterminadas de funções: situações didáticas apoiadas na tecnologia. 2015. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza-Ce, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12980-
dc.description.abstractThis work had as main objective to present an educational proposal for indeterminate and rule of L'Hospital ways through teaching sequences structured, based on assumptions of Fedathi sequence as teaching methodology, and the exploitation of Geogebra software as a tool for education. Another objective of the research is to propose to the teachers support material by means of video classes that can assist them in classes on the subject. As for the research methodology employed, we chose the Didactic Engineering considering that it is a reference, as one of its features is to unite the theoretical research and practical action through teaching sessions. We emphasize that we used only the first two stages of the Didactic Engineering, in line with the objectives pursued in our research. According to CAPES the Professional Masters highlights the technical / production technology in teaching as educational products that can be consumed by teachers and other professionals involved with teaching. In this perspective, we produced video classes designed from teaching sequences and became willing a blog structured materials on the subject. Thus, we believe that the calculation of teaching, more specifically the teaching of Indeterminate forms and L'Hôpital rule, submit improvements when combined with a methodology that enables the student to build their own knowledge, as in the case of Fedathi sequence. In this sense, the inclusion of technology through the Geogebra software, enables the student to an alternative way and, in our view, appropriate to the construction of new knowledge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectRegra de L'ôpitalpt_BR
dc.subjectSoftware GeoGebrapt_BR
dc.subjectSessões didáticaspt_BR
dc.titleManifestação geométrica das formas indeterminadas de funções: situações didáticas apoiadas na tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo central apresentar uma proposta de ensino para as formas indeterminadas e Regra de L’Hôpital por meio de sequências didáticas estruturadas, com base nos pressupostos da Sequência Fedathi como metodologia de ensino, e a exploração do software Geogebra como ferramenta para o ensino. Um outro objetivo da pesquisa é propor aos professores um material de apoio por meio de videoaulas que possa auxiliá-los em aulas sobre o tema. Quanto à metodologia de pesquisa empregada, optamos pela Engenharia Didática considerando que ela representa um referencial, pois uma de suas características é unir a pesquisa teórica e a ação prática por meio de sessões didáticas. Ressaltamos que foram utilizadas apenas as duas primeiras etapas da Engenharia Didática, em consonância com os objetivos buscados em nossa pesquisa. De acordo com a CAPES o mestrado Profissional destaca a produção técnica/tecnológica na área de ensino como Produtos Educacionais que possam ser consumidos por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Nesta perspectiva, produzimos videoaulas concebidas a partir das sequências de ensino e dispusemos num blog estruturado com materiais sobre o tema. Desse modo, acreditamos que o ensino de Cálculo, mais especificamente o ensino das formas Indeterminadas e regra de L’Hôpital, apresentará melhorias quando associado a uma metodologia que possibilite ao aluno a construção do seu próprio conhecimento, como é o caso da Sequência Fedathi. Nesse sentido, a inserção da tecnologia, por intermédio do software Geogebra, possibilita ao aluno uma maneira alternativa e, a nosso ver, adequada à construção de novos conhecimentos.pt_BR
dc.title.enGeometric manifestation of indeterminate forms functions: teaching situations supported technologypt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_mamacedo.pdf5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.