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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12966
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Hologestos: produções linguísticas numa perspectiva multimoda |
Autor : | CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra |
Palabras clave : | Gestos;Multimodalidade;Aquisição da linguagem;Language acquisition |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Revista de Letras |
Citación : | CAVALCANTE, M. C. B. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho visa mapear a emergência dos gestos produzidos em situações interativas mãe-bebê, nos primeiros dezoito meses de vida do bebê, o que denominamos de hologestos. Tais gestos articulados com a produção de fala em situações interativas diádicas (holófrases), permitem compreender a emergência da linguagem em aquisição, a partir de um envelope multimodal em que co-atuam quatro planos: olhar, prosódia, gesto, produção verbal. Para isso, trabalhamos com dados videografados de duas díades mãe-bebê, percorrendo os primeiros dezoito meses de vida da criança. Resultados indicam que aliar as holófrases aos primeiros usos gestuais na infância permite observar a emergência de certos gestos tais como emblemas e pantomimas. Estes gestos são coincidentes com as primeiras produções verbais (holofrásticas), e, num momento mais adiante, o surgimento da gesticulação – que por se relacionar ao fluxo da fala - vem aparecer por volta dos 15/18 meses, quando a criança já apresenta maior encadeamento verbal e sua produção de fala envolve blocos prosódicos maiores. Isto permite nos afastarmos de uma concepção de primitivismo gestual e de seu caráter pré-linguístico. Isto é, defendemos a perspectiva de que os gestos não guardam o lugar da fala na aquisição da linguagem, seu estatuto não seria pré-linguístico. Ao invés disso, consideramos o gesto como co-partícipe, já que ele constitui a matriz da linguagem. |
Abstract: | This paper aims to chart the emergence of gestures produced in mother-child interactive situations in the first eighteen months of baby’s life, what we call hologestos. Such gestures coordinated with speech production in interactive situations dyadic (holófrases), allow to understand the emergence of language acquisition from an envelope in which multimodal co-operate four plans: look, prosody, gesture, verbal output. For this, we work with videotaped data of two mother-infant dyads, covering the first eighteen months of a child’s life. Results indicate that combining the first uses gestures to childhood holophrases to observe the emergence of certain symbols such as gestures or mime. These gestures are coincident with the first verbal productions (holofrásticas), and a moment later, the emergence of gestures - which relate to the flow of speech - has come at about 15/18 months when the child already has a higher thread their verbal and speech production involves higher prosodic blocks. This allows us to move away from designing a sign of primitivism and pre-linguistic character. That is, we advocate the view that gestures do not hold the place of speech in language acquisition, their status would not be pre-linguistic. Instead, we consider the gesture as co-participate, since it constitutes the matrix of language. |
Descripción : | CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Hologestos: produções linguísticas numa perspectiva multimodal. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 9-16. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12966 |
ISSN : | 0101-8051 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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