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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Desenvolvimento de software baseado nos procedimentos DNER PRO-10 & PRO-11 para a reabilitação de pavimentos asfálticos
Autor : Prata, Bruno de Athayde
Costa, Magno Gonçalves da
Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Palabras clave : Manutenção de pavimentos;Avaliação de pavimentos;Nomogramas
Fecha de publicación : 2004
Editorial : Reunião anual de pavimentação
Citación : PRATA, B. A. ; COSTA, M. G. ; NOBRE JÚNIOR, E. F. Desenvolvimento de software baseado nos procedimentos DNER PRO-10 & PRO-11 para a reabilitação de pavimentos asfálticos. In: REUNIÃO ANUAL DE PAVIMENTAÇÃO, 35., 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Petrobras, 2004.
Resumen en portugués brasileño: Rodovias, bens imprescindíveis para a economia do país, são meios que permitem os indivíduos realizarem suas atividades, sendo também um elo para o transporte de insumos e bens de consumo das cadeias produtivas. As rodovias caracterizam-se como um dos maiores investimentos públicos do país, sendo assim, a manutenção e a conservação destas deverão ter caráter prioritário para o setor rodoviário. Dentre os diversos métodos utilizados na reabilitação de pavimentos, o reforço por meio de camadas asfálticas ou recapeamento é o processo mais utilizado para este fim, podendo este tipo de intervenção ser utilizada tanto para corrigir defeitos estruturais como funcionais de pavimentos. Os órgãos rodoviários utilizam em seus projetos de reabilitação de pavimentos, os procedimentos normativos do DNER, PRO-10 e PRO-11. No entanto, tais processos são trabalhosos, em virtude da necessidade de se realizar um elevado número de consultas a nomogramas para se obter informações relativas aos parâmetros utilizados na avaliação e no dimensionamento do reforço do pavimento. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um software de apoio ao projeto de reabilitação de pavimentos, tendo como base os procedimentos supracitados, sintetizando-os em um programa de fácil utilização por parte do projetista, sem a necessidade da consulta de nomogramas e minimizando a possibilidade de erros de leitura. Para atingir a meta desejada, foi utilizada a linguagem de programação C++, reconhecida como mais eficaz no meio corporativo.
Abstract: The highways, indispensable goods for the economy of the country, are means that allow the individuals to accomplish its activities, being also a link for the transport of the inputs and goods of consumption for productive chains. The highways are characterized as one of the largest public investments of the country, moreover, their maintenance and the conservation should have a main character for the roadway sector. In the several methods used in the pavements rehabilitation, the reinforcement by asphaltics layers or repavement is the process more used for this, being this intervetion type used to correct as structural as functinonal problems on pavements. The roadways organs use in its projects of rehabilitation of pavements, the normative procedures of DNER, PRO-10 and PRO-11. However, such processes are hard, because they require a high number of consultations on nomographs to obtain relative information to the parameters used in the evaluation and in the design of the reinforcement of the pavement. The main goal of this paper was develop a software to the project of pavements rehabilitation, based on the above-mentioned procedures, synthesizing them in a program of easy use to the planner, without the need of the nomographs consultation and minimizing the possibility of reading mistakes. To reach the wanted goal, the programming language used was C++, recognized as more effective in the corporate way.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12790
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