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dc.contributor.advisorSá, Leonardo Damasceno de-
dc.contributor.authorPereira Júnior, José Nilton Alves-
dc.date.accessioned2015-06-09T16:47:16Z-
dc.date.available2015-06-09T16:47:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPEREIRA JÚNIOR, José Nilton Alves. Política de educação profissional e tecnológica no Brasil: dualidade estrutural e reformas para a formação profissional na Rede Federal de Ensino. 2015. 139f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12705-
dc.description.abstractThis paper discusses the current educational policy formation workers under the Federal Professional Education Network. Worries put in the center of the Brazilian society debate as a way to understand what is the place of education in the development of productive forces, their role in the construction of dependent capitalism and how this condition favored the materialization of duality in the education field . Conducted a bibliographical and documentary study, in order to know to what extent the guidelines outlined in the Decree No. 5,154 / 04 and the actions resulting from it are contributing to overcoming the dualist school, that is, the design of vocational training for workers and another for the elite preparatory character. Analysis official documents that guided the educational policies of the past decades has enabled us to understand that the simple repeal of Decree No. 2,207 / 08, separating the high school vocational training, does not guarantee a training onilateral and emancipatory you need the working class.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectWork. Education. Vocational Training. Educational dualitypt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Política governamental - Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Educação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação para o trabalho - Brasilpt_BR
dc.titlePolítica de educação profissional e tecnológica no Brasil: dualidade estrutural e reformas para a formação profissional na Rede Federal de Ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho discute a atual política educacional de formação de trabalhadores no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional. Preocupa-se colocar no centro do debate a formação social brasileira como forma de se compreender qual o lugar da educação no desenvolvimento das forças produtivas, do seu papel na construção do capitalismo dependente e de que maneira essa condição favoreceu a materialização da dualidade no campo educativo. Realizamos um estudo bibliográfico e documental, com o objetivo de saber até que ponto as diretrizes apontadas no Decreto nº 5.154/04 e as ações dele decorrente estão contribuindo para a superação da escola dualista, ou seja, da concepção de uma formação profissional para os trabalhadores e uma outra para a elite de caráter propedêutico. A análise documentos oficiais que nortearam as políticas educacionais das últimas décadas nos permitiu compreender que a simples revogação do Decreto nº 2.207/08, que separava o ensino médio da formação profissional, não garante uma formação profissional onilateral e emancipadora de que necessita a classe trabalhadora.pt_BR
dc.title.enProfessional and technology in Brazil : duality and structural reforms for training in federal education networkpt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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