Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12698
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A escola de auxiliares de enfermagem de Natal e o Hospital Universitário Onofre Lopes
Título en inglés: The nursing school of Natal and the University Hospital Onofre Lopes
Autor : Carlos, Djailson José Delgado
Germano, Raimunda Medeiros
Palabras clave : História;Enfermagem;Hospital
Fecha de publicación : ene-2009
Editorial : Rev Rene
Citación : CARLOS, D. J. D. ; GERMANO, R. M. A escola de auxiliares de enfermagem de Natal e o Hospital Universitário Onofre Lopes. Rev. Rene, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 72-80, jan./mar. 2009.
Resumen en portugués brasileño: Estudo de enfoque histórico e qualitativo, com objetivo de analisar a história da Escola de Enfermagem de Natal e sua relação com o Hospital Universitário Onofre Lopes. A investigação empírica pautou-se no levantamento de documentos: relatórios, atas, cartas, regimentos, estatutos, Leis, Decretos, Portarias e entrevistas com pessoas que dessa história tem vivas memórias. Depreende-se que a inserção da Escola no Hospital transformou lenta e gradativamente o quadro da Enfermagem da instituição, à medida que absorvia os profi ssionais por ela formados. Essa qualifi cação tornou-se mais incisiva quando, após a federalização da Universidade do Rio Grande do Norte, em 1960, a diretora da Escola passou a exercer, também, a direção de Enfermagem do Hospital. Essa dupla função e dupla responsabilidade convergiram e favoreceram a intensifi cação da capacitação dos atendentes em auxiliares e técnicos de Enfermagem.
Abstract: The present study has an historic and qualitative focus with the purpose of documenting the history of the Nursing School of Natal and its relationship with the University Hospital Onofre Lopes. The empirical investigation was based on a review of the following documents: reports, mission statements, letters, regulations, statutes, laws, decrees, testimonies and interviews with people who have a living memory of its history. It postulates that the School at the Hospital slowly and gradually transformed the picture of Nursing at the institution, in so far as it absorbed the professionals it formed. Such qualifi cation became the most incisive when, after the federalization of the University of Rio Grande do Norte, in 1960, the director of the School took on, as well, the direction of the Hospital. This doubled responsibility converged to favor the intensifi cation of training students to become technical assistants in Nursing.
Resumen en español: Estudio con enfoque histórico y cualitativo, con el objetivo de analizar la historia de la Escuela de Enfermería de Natal y su relación con el Hospital Universitario Onofre Lopes. La investigación empírica se pautó a partir de documentos como: informes, actas, cartas, reglamentos, estatutos, Leyes, Decretos y entrevistas con personas que tienen claros recuerdos de esa historia. Se deduce que la inserción de la Escuela en el Hospital transformó lenta y progresivamente el equipo de Enfermería de la institución, a medida que incorporaba profesionales capacitados por ella. Esa valoración se acentuó, después que la Universidad do Rio Grande do Norte se tornó órgano federativo, en 1960, y la directora de la Escuela se hizo cargo también de la dirección de la Enfermería del Hospital. Esa dupla función y dupla responsabilidad convergieron y favorecieron la intensifi cación de la capacitación de los ayudantes en auxiliares y técnicos de Enfermería.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12698
ISSN : 2175-6783 On line
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_art_djdcarlos.pdf179,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.