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dc.contributor.advisorMoura, Ana Célia Clementino-
dc.contributor.authorSampaio, Maria Helena Mendonça-
dc.date.accessioned2015-06-05T13:40:49Z-
dc.date.available2015-06-05T13:40:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSampaio, M. H. M.; Moura, A. C. C. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12621-
dc.descriptionSAMPAIO, Maria Helena Mendonça. Argumentação e diálogo: por uma abordagem pragmático-discursiva das fábulas millorianas. 2014. 204f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.description.abstractConsidering that in language and through it the individual is constituted as subject, we developed this research, focusing on the interrelation we can establish between the process of argumentation, questioning about discourse, text genre and subjectivity. We sought to investigate in very peculiar fables, how the construction of arguments based on the dialogic model of the Argumentation Theory of Christian Plantin (1996, 2008) takes place, and set out from the hypothesis that the arguments in the fable studied builds itself especially through strategies used by the narrator, instantiated by a subject/author, which allow it to take different argumentative roles according to its level of involvement in the argument. We also believe that, according to the Plantinian theory, the narrator assumes such roles in order to assess the narrated world as an argumentative resource, in a movement toward the reader, that the inclusion of these reviews give the fable considered a particular form of organization, that the subjectivity is established greatly through the use of interposition - privileged form of the intervention of the subject in the construction of its sayings. The projection of the narrator in the analyzed fables constitutes forms of interaction and communication between him/her and the interlocutor, which led our research to an analysis that searches for the semiotics of textual interaction, from which one can infer that the meaning constructed in a text, for a single discourse, does not derive from the system, but from the activities of the use of this system, and from its possibilities of elaboration of meanings, dialogically and socially shared by the interlocutors. The research corpus is composed of one hundred of Millor Fernandes fables, current forms of the fable gender, which were qualitatively analyzed, from the instrumentals provided by the Theory of Assessment of Martin & White (2005), more specifically the engagement subsystem in search of a pragmatic-discursive approach. We believe that the argumentative process we are dealing with in the Millorian fables - that display a speech and a counter speech- actually happens when the resource of interposition is used by the narrator to project himself in the text, and it allows him to take different argumentative roles, according to his engagement in argumentative game. This engagement happens in a continuum, in a context of greater or lesser dialogic expansion, greatly because we identified numerous instances in which these roles overlap or intertwine.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectDialogic modelpt_BR
dc.subjectFernandes,Millôr,1924-2012 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFábulas brasileiras - Rio de Janeiro(RJ)pt_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectAnálise do diálogopt_BR
dc.titleArgumentação e diálogo: por uma abordagem pragmático-discursiva das fábulas millorianaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando que é na linguagem e por meio dela que o indivíduo se constitui como sujeito, desenvolvemos esta pesquisa, centrada na interrelação que podemos estabelecer entre o processo da argumentação, a problematização sobre discurso e sobre gênero textual e a subjetividade. Buscamos investigar, em fábulas bastante peculiares, como se dá a construção da argumentação baseada no modelo dialogal da Teoria da Argumentação de Christian Plantin (1996; 2008) e partimos da hipótese de que a argumentação na fábula em estudo se constrói especialmente por meio de estratégias usadas pelo narrador, instanciado por um sujeito/autor, as quais lhe permitem assumir papéis argumentativos diferentes de acordo com seu nível de envolvimento na argumentação. Ainda acreditamos que, conforme a teoria plantiniana, o narrador assume tais papéis a fim de fazer avaliações do mundo narrado como recurso argumentativo, num movimento em direção ao leitor; que a inserção dessas avaliações confere à fábula analisada um modo particular de organização; que a subjetividade se instaura sobremodo por meio do recurso da interposição – forma privilegiada da intervenção do sujeito na construção do seu dizer. A projeção do narrador nas fábulas analisadas constitui formas de interação e comunicação entre este e o interlocutor, o que conduziu nossa pesquisa a uma análise que busca uma semiótica da interação textual, a partir da qual se pode depreender que o sentido construído em um texto, por um dado discurso, não deriva do sistema, mas das atividades do uso desse sistema, das suas possibilidades à elaboração de sentidos, compartilhados dialógica e socialmente pelos interlocutores. O corpus da pesquisa é constituído de cem fábulas de Millôr Fernandes, formas atualizadas do gênero fábula, as quais foram analisadas qualitativamente, a partir do instrumental oferecido pela Teoria da Avaliatividade, de Martin & White (2005), mais especificamente pelo subsistema do engajamento, em busca de uma abordagem pragmático-discursiva. Acreditamos que o processo argumentativo de que tratamos nas fábulas millorianas – que deixam entrever um discurso e um contradiscurso – de fato se dá a partir do recurso da interposição usado pelo narrador, para se projetar no texto, e isso lhe permite assumir papéis argumentativos diferentes, de acordo com seu engajamento no jogo argumentativo. Esse engajamento se estabelece num continuum, num contexto de menor ou maior expansão dialógica, sobremodo porque identificamos inúmeras ocorrências em que esses papéis se sobrepõem ou se imbricam.pt_BR
dc.title.enArgumentation and dialogue: for a pragmatic-discursive approach of the Millorian fablespt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

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