Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12568
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação de professores numa perspectiva ausubeliana e da Sequência Fedathi: contribuições da disciplina de estágio para a prática de alunos do curso de pedagogia |
Título em inglês: | Teacher training in Ausubel perspective and Fedathi Sequence: Internship discipline of contributions to the practice of pedagogy course students |
Autor(es): | Rocha, Mirley Nádila Pimentel |
Orientador: | Ribeiro, Júlio Wilson |
Palavras-chave: | Educational planning;Teacher training;Professores - Formação – Ceará;Currículos – Planejamento;Tecnologia educacional – Ceará |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | ROCHA, Mirley Nádila Pimentel. Formação de professores numa perspectiva ausubeliana e da Sequência Fedathi: contribuições da disciplina de estágio para a prática de alunos do curso de pedagogia. 2014. 133f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
Resumo: | O Brasil enfrenta vários problemas relacionados à educação, de acordo com o Programme for International Student Assessment (PISA) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, nosso país apresenta déficit nas áreas de Leitura, Matemática e Ciência. O PISA é uma iniciativa internacional que avalia estudantes na faixa dos 15 anos de idade, que equivale ao período aproximado em que os estudantes concluem a escolaridade básica na maioria dos países. Em 2009, o Brasil conquistou a posição de 57º (quinquagésimo sétimo) lugar em 65 (sessenta e cinco) nações avaliadas. Sabemos que diversos fatores econômicos, sociais e culturais influenciam o fracasso escolar constatado na avaliação do PISA, desse modo percebemos a importância em realizar pesquisas, mais diretamente no âmbito educacional, com relação à formação e à ação docente em prol da aprendizagem discente, em busca de uma compreensão desse processo educativo, que se encontra prejudicado, no que se refere à aprendizagem. Para tanto, fizemos uma investigação qualitativa, descritiva, exploratória, com características de pesquisa de campo(GIL, 2008) no curso de pedagogia noturno, na Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal do Ceará (UFC), em busca de verificar a formação docente que acontece na disciplina de Estágio no Ensino Fundamental II, na relação da fundamentação teórica com a prática em sala de aula, com o objetivo de investigar as contribuições da Sequência Fedathi, na ação docente em estágio curricular, do aluno do curso de pedagogia, após cursar a disciplina de Estágio no Ensino Fundamental II. Para uma fundamentação dos objetivos da presente pesquisa, julgamos necessário um aporte teórico voltado para formação e prática docente, analisando as contribuições de Tardif (2002) e Perrenoud (2002), bem como a integração de tecnologias digitais junto ao processo educativo, com enfoque na mediação pedagógica para utilizá-las na perspectiva de Valente e Bustamante (2009), a fim de favorecer a metodologia de ensino-aprendizagem, articulando-se à Sequência Fedathi, de Borges Neto (2013) e a aprendizagem significativa, adotando a perspectiva construtivista de Ausubel et al. (1980), articulada ao uso de Mapas Conceituais de Novak (2010), Os dados da pesquisa indicaram como resultados apropriação da fase Tomada de Posição e Prova da Sequência Fedathi, com déficit na elaboração de hipóteses para as fases de Maturação e Solução, destacamos a necessidade de novos estudos através de mapas conceituais, que incorporem os pressupostos da Aprendizagem Significativa, para apropriação dessa metodologia. |
Abstract: | The Brazil faces several education-related problems, according to the Programme for International Student Assessment (PISA), our country has a deficit in the areas of Reading, Mathematics and Science. PISA is an international initiative that evaluates the students in the range of 15 years, which is equivalent to the approximate period in which students completing primary education in most countries. In 2009, Brazil won the position of 57 (fifty-seventh) place in 65 (sixty-five) evaluated nations. We know that many economic, social and cultural factors influence school failure observed in the PISA assessment, thereby realize the importance in conducting surveys, most directly in the education sector, with respect to training and teaching activities in support of student learning, search an understanding of the educational process, which is a disadvantage in regard to learning. Therefore, we made a qualitative research, descriptive, exploratory, with field research characteristics (GIL, 2008) in the course of night pedagogy, the Faculty of Education (FACED), the Federal University of Ceará (UFC), seeking to check teacher training that takes place in the stage of discipline in Secondary School, in respect of the theoretical foundation with practice in the classroom, in order to investigate the contributions of Fedathi sequence, in teaching activities in curricular training, the course student pedagogy, after attend Internship discipline in Secondary School. For reasons of the goals of this research, we deem necessary a theoretical contribution aimed at training and teaching practice, analyzing the contributions of Tardif (2002) and Perrenoud (2002), and the integration of digital technologies in the educational process, with a focus on pedagogical mediation to use them in the perspective of Valente and Bustamante (2009), in order to promote the teaching-learning methodology, articulating the Sequence Fedathi, Borges Neto (2013), and meaningful learning, adopting a constructivist perspective Ausubel et al. (1980) articulated the use of concept maps Novak (2010), The survey data indicated as phase ownership results Position making and proof of Fedathi sequence, with a deficit in the development of hypotheses for the stages of maturation and solution, we highlight the need for further studies through conceptual maps, incorporating the assumptions of Meaningful Learning, for allocation of this methodology. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12568 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_mnprocha.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.