Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12493
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Conceitos da teoria do cuidado cultural em dissertações de mestrado |
Title in English: | Cultural care theory concepts on master´s degree disertations |
Authors: | Boehs, Astrid Eggert Monticelli, Marisa Martins, Marialda Fernandes, Gisele Cristina Manfrini Feyer, Iara Simoni Silveira Rumor, Pamela Camila Fernandes |
Keywords: | Enfermagem Transcultural;Teoria de Enfermagem;Pesquisa em Enfermagem;Cuidados de Enfermagem |
Issue Date: | Oct-2010 |
Publisher: | Rev Rene |
Citation: | BOEHS, A. E. et al. Conceitos da teoria do cuidado cultural em dissertações de mestrado. Rev. Rene, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 182-189, out./dez. 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar os conceitos utilizados em dissertações de mestrado elaboradas a partir da Teoria do Cuidado Cultural. Foram avaliadas as dissertações defendidas em um Programa de Pós-Graduação, entre 1990 e 2005, constituindo um corpus analítico de 21 obras. A partir de um roteiro-guia, especialmente formulado, foi realizada análise descritiva, envolvendo convergências e divergências entre os dados coletados, tendo por base interpretativa a própria teoria sob investigação. Os resultados mostraram que muitos dos conceitos utilizados nas dissertações não foram apresentados de forma ipsis literis com a Teoria de Leininger. Os conceitos foram acomodados em marcos conceituais, com a pretensão de dar um caráter de maior concretude às idéias. Conclui-se que entre o aprofundamento da teoria e o potencial criativo dos pesquisadores de enfermagem é fundamental que haja fidelidade aos escritos originais da autora. |
Abstract: | This a bibliographic research which aims to analyze the concepts used on master’s degree dissertations that were elaborated from the Theory of Cultural Care. We evaluated dissertations in a Program of Graduate Studies from 1990 to 2005, constituting an analytical corpus of 21 works. Starting from a script-guide, specially formulated, it was performed a descriptive analysis involving convergence and divergence among collected data, by using as interpretative basis the theory under investigation itself. The results showed that many of the concepts used in dissertations had not been presented in ipsis literis form with Leininger´s theory. Concepts were adapted in conceptual frameworks, with the intention of giving to the ideas a character of greater concreteness. It was concluded that between the deepening of theory and creative potential of nursing researchers it is vital to have fidelity to the original writings from the author. |
Abstract in Spanish: | Investigación bibliográfica con el objetivo de analizar los conceptos utilizados en las disertaciones de Máster elaboradas a partir de la Teoría del Cuidado Cultural. Fueron evaluadas las disertaciones defendidas en un Programa de Postgrado, de 1990 a 2005, constituyendo un corpus analítico de 21 obras. A partir de un guión — como guía — especialmente formulado, se realizó un análisis descriptivo, abarcando convergencias y divergencias entre los datos recolectados, tomando como base interpretativa la propia teoría bajo investigación. Los resultados mostraron que muchos de los conceptos utilizados en las disertaciones, no fueron presentados de forma ipsis literis con la Teoría de Leininger. Los conceptos fueron acomodados en marcos conceptuales, con la pretensión de otorgar un carácter más concreto a las ideas. Se concluye que entre la profundización de la teoría y el potencial creativo de los investigadores de enfermería es fundamental que haya fidelidad a los escritos originales de la autora. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12493 |
ISSN: | 2175-6783 On line |
Appears in Collections: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_art_aebohs.pdf | 788,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.