Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12482
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Educação permanente em enfermagem e a interface com a ouvidoria hospitalar
Título en inglés: Permanent education in nursing and the interface with the hospital ombudsman
Autor : Souza, Raquel Costa Rodrigues de
Soares, Enedina
Souza, Ivanise Arouche Gomes de
Oliveira, Jane Conceição
Salles, Roseluci Santos de
Cordeiro, Carlos Eduardo Marques
Palabras clave : Avaliação;Educação Continuada;Educação em Enfermagem;Qualidade da Assistência à Saúde
Fecha de publicación : oct-2010
Editorial : Rev Rene
Citación : SOUZA, R. C. R. et al. Educação permanente em enfermagem e a interface com a ouvidoria hospitalar. Rev. Rene, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 85-94, out./dez. 2010.
Resumen en portugués brasileño: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, que tem como objetivo investigar as demandas dos usuários em ouvidoria relacionadas à assistência de enfermagem e discutir sua contribuição para a educação continuada. A pesquisa foi desenvolvida em hospital público federal, de referência na realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos de alta complexidade em Ortopedia. A coleta de dados baseou-se na técnica de análise documental, incluindo o manejo de informações e materiais a partir das demandas dos usuários contidas nos registros no Serviço de Ouvidoria, referentes ao ano de 2009, computando um total de 3.895 manifestações. As manifestações recebidas estão classificadas, neste estudo, por natureza da comunicação: elogio, pedido de informação, reclamação, sugestão e denúncia. Considerou-se a importância do Serviço da Ouvidoria para o aprimoramento da atuação de enfermagem, tendo em vista as contribuições extraídas do contexto das demandas e que o relacionamento interdisciplinar possibilita perceber e avaliar as necessidades evidenciadas.
Abstract: This is a descriptive-exploratory study, with a qualitative approach, which has the purpose of investigating users demands to ombudsman regarding nursing assistance and to discuss their contribution for continuous education. This research work was carried out in the public Federal hospital, which is a national reference in diagnostics and therapy of high complexity in Orthopedics. Data collection was based on the technical analysis of documents, including information and material management based on users demands contained in the records of the Ombudsman Service about 2009, totaling 3,895 statements. The statements received were classified in this study by the nature of the message: Praise, request for information, complaint, suggestions and denounce. This study considered the importance of Ombudsman Service for the improvement of nursing performance, considering the contributions taken from the context of demands, and that the interdisciplinary relationship enables us to perceive and evaluate the needs highlighted.
Resumen en español: Se trata de un estudio descriptivo-exploratorio, con enfoque cualitativo, cuyo objetivo fue investigar las demandas de los usuarios del servicio de Defensoría del Pueblo relacionadas con la asistencia de enfermería y discutir su contribución para la educación permanente. La investigación se desarrolló en hospital público federal, con notoriedad en realización de procedimientos diagnósticos y terapéuticos de alta complejidad en Ortopedia. La recolección de datos se basó en la técnica de análisis documental, incluyendo la gestión de informaciones y materiales, de las demandas de los usuarios que figuran en los registros de la Oficina de Defensoría del Pueblo, relativos al año 2009, (total de 3.895 declaraciones). Hemos clasificado las declaraciones recibidas- en este estudio- según la naturaleza de la comunicación: elogio, pedido de información, queja, sugerencia y denuncia. Hemos considerado la importancia del Servicio de Defensoría del Pueblo para mejorar la actuación de enfermería, teniendo en cuenta las contribuciones extraídas del contexto de las demandas y que la relación interdisciplinar permite percibir y evaluar las necesidades evidenciadas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12482
ISSN : 2175-6783 On line
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_art_rcrsouza.pdf798,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.